“Café nos Fóruns” homenageia mulheres advogadas e comemora Dia da Advocacia Previdenciária na Justiça Federal

10 de março de 2020 às 15:37h

Celebrar o Mês da Mulher com atividades voltadas para a comunidade jurídica já está no calendário fixo da OAB Piauí. Para celebrar a data e, também comemorar ao Dia da Advocacia Previdenciária, a Justiça Federal recebeu a ação Café nos Fóruns, nesta terça-feira (10).

O Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, participou da solenidade e frisou que o evento é um dos compromissos institucionais para homenagear as mulheres advogadas e também a todos os causídicos que militam na área previdenciária.

“Hoje, mais da metade da Advocacia brasileira é composta por mulheres, o que não acontecia há um tempo atrás, em que sequer elas poderiam cursar Direito. Essa é uma realidade que está em constante evolução, na qual teremos mulheres à frente dos maiores postos, dignificando a Advocacia, o País e a civilização. Lutamos e acreditamos nisso”, frisou o Presidente Celso Barros Neto.

A Secretária-Geral Adjunta e Corregedora Geral da OAB Piauí, Nara Letícia Couto, aproveitou o momento e parabenizou as advogadas e os advogados. “Estamos comemorando o Dia Internacional da Mulher, mas para os advogados(as) previdenciaristas o dia é ainda mais especial. Aqui eu me reconheço em cada advogada que entra nesta sala porque são mulheres fortes que lutam em busca da Justiça Social e têm a delicadeza para tratar os seus jurisdicionados. Tenho certeza que as mulheres fazem a diferença no ambiente da Justiça Federal”, ressaltou.

Também homenageando as mulheres advogadas, a Ouvidora-Geral da OAB Piauí, relembrou a morte das operárias na Europa para almejar conquistas e igualdade plena de direitos e papéis na sociedade. “Esta é uma data que nos convida a refletir sobre a igualdade de gênero e a liberdade dos direitos das mulheres. Por isso, estamos prestando essa singela homenagem para que possamos, também, dialogar e possibilitar essa aproximação com as nossas colegas advogadas e advogados”, disse.

A Presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA), Dalva Fernandes, falou sobre os avanços na busca de espaços institucionais e na sociedade. “Estamos chegando de uma semana em que participamos da III Conferência Nacional da Mulher Advogada. Levamos uma delegação composta por 70 mulheres que homenageou o nome da primeira advogada do Piauí, Esperança Garcia. É com o exemplo desta mulher que queremos avançar todos os dias na nossa luta”.

Também presente à solenidade, a Presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Raylena Alencar, falou sobre o Dia da Advocacia Previdenciarista e sobre os profissionais que lutam pelos direitos do outro, que muitas vezes está desassistido. “Cerca de 90% desses advogados(as) trabalham com pessoas vulneráveis. Essa é uma missão muito valorosa. O dia da mulher também me emociona pelas lutas que passamos todos dias, encarando todas as dificuldades”, concluiu.

Prestigiaram a ação a representante suplente da OAB Piauí no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Natália Maria de Lima; além de Conselheiros Seccionais, membros de Comissões Temáticas, advogadas e advogados.