Comissão de Relação com o Poder Judiciário da OAB-PI se reúne com juiz da 3° Vara de Floriano: “Diálogo em busca de melhorias”

6 de outubro de 2022 às 16:00h

Membros da Comissão de Relação com o Poder Judiciário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, reuniram-se com o juiz da 3ª Vara de Floriano, Francisco Gomes da Costa Neto, nesta quinta-feira (06/10).

A reunião teve o intuito de obter informações sobre o atendimento à advocacia e sobre a produtividade da unidade judicial, tendo o diálogo ocorrido de forma virtual, em parceria com o presidente da Subseção de Floriano, Pablo Alves e com a participação dos Conselheiros Estaduais Marenize Leite e Astrobaldo Costa.

O magistrado garantiu que atenderá os advogados atuantes na região nos períodos de segunda a sexta-feira, dentro do horário de expediente, contanto que não esteja em audiência, sem prejuízo do balcão virtual. “Este era um anseio da advocacia, o qual foi plenamente contemplado pelo juízo”, ressaltou o presidente da Comissão de Relação com o Poder Judiciário da OAB Piauí, Thiago Brandim.

DIGITALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS

Indagado sobre a rotina na unidade, o juiz destacou que não existem mais processos físicos, pois todos foram recentemente migrados para o sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe), um meio de facilitação de acesso por parte dos advogados. O magistrado revelou ainda que dos 2.315 processos existentes no acervo, 782 são referentes ao ano de 2022.

“São informações pertinentes para que os advogados e advogadas possam organizar suas agendas e ações de Direito, na defesa das demandas de seus constituídos. Para tanto, a Subseção atua mais uma vez em parceria com a Comissão Estadual”, observou o presidente da Subseção, Pablo Alves.

PRODUTIVIDADE

A unidade judicial proferiu 255 sentenças de mérito, 72 extintivas de mérito e 395 decisões interlocutórias, além da baixa de 1.108 processos.

O juiz Francisco Gomes da Costa Neto destacou ainda que tem priorizado o andamento dos feitos em menos de cem dias, com especial atenção aos processos de família (guarda, divórcio, curatela, entre outros), menores infratores, idosos e pessoas com deficiência.

AÇÕES ESPECIAIS

Os representantes da Ordem foram informados que entre os dias 07 e 11 de novembro, a 3ª Vara de Floriano realizará a Semana de Conciliação, sob a responsabilidade do juiz auxiliar, Franco Morette.

Consta ainda um esforço concentrado para dar andamento aos processos com mais de 100 dias sem movimentação, sem prejuízo da ajuda do Gabinete Remoto e Secretaria Remota, em parceria com a Corregedoria-Geral de Justiça.

“A OAB Piauí segue em permanente diálogo com o Poder Judiciário, visando a melhoria da prestação jurisdicional em todo o Estado”, salientou a Conselheira Marenize Leite.

A reunião contou ainda com proposições dos membros da Comissão de Relação com o Poder Judiciário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, Edyane Macêdo, Nestor Ximenes, Thiego Monthiere e o advogado Renato Costa.