OAB-PI participa da assinatura do Termo de Compromisso para implantação do Plano Nacional de Redução de Mortes no Trânsito (PNATRANS): “Trabalho em conjunto”

13 de julho de 2022 às 12:21h

A presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, Daniela Freitas, representou a instituição na solenidade de assinatura do Termo de Compromisso para implantação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS). A cerimônia aconteceu nesta quarta-feira (13/07), no Palácio do Karnak, no centro de Teresina.

O Plano Nacional visa implantar nas escolas, de forma transversal, ensinamentos e campanhas publicitárias sobre a educação no trânsito. A meta inicial do plano, que tem como horizonte o ano de 2030, é reduzir pela metade o índice de mortes no trânsito em todo o país.

A presidente em exercício da Ordem, Daniela Freitas, que compôs a mesa de assinatura do termo, destacou que essa é uma ação efetiva e que traz como principal vertente a preservação da vida. “É preciso que as pessoas entendam o quanto temos que ser responsáveis no trânsito. A gente lida com a nossa vida e a vida do outro. Esse plano nacional tem exatamente esse propósito”, destacou.

O presidente da Comissão de Direito do Trânsito, Bruno Araújo, frisou que essa é uma ação integrada e que conta com o apoio do Detran e da Polícia Rodoviária Federal. “Todos trabalham imbuídos na redução dos acidentes de trânsito e a OAB faz parte desse processo. Estamos em um trabalho, que para gerar resultados, precisa ser feito em conjunto”, pontuou.

AÇÕES NAS ESCOLAS

A governadora Regina Sousa falou dos efeitos que a propaganda pretende gerar dentro das escolas. “A publicidade na televisão já causou muitos efeitos positivos, hoje não mais. A informação precisa ser levada para dentro das escolas para gerar um conhecimento mais efetivo. As crianças e os adolescentes são os futuros motoristas, infratores ou não. Eles precisam de ensinamentos”, disse.

O Secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, finalizou a cerimônia com um apelo: “Nenhuma morte será mais permitida no trânsito. Esse é o lema do PNATRANS. O amarelo da nossa bandeira representa a riqueza do nosso país e essa riqueza somos nós. Vamos valorizar nossas vidas”, declarou.

O vice- presidente da Comissão de Direito no Trânsito, Arthur Santos Guimarães, também esteve presente.