Quase 3 mil candidatos realizam a primeira fase do XXXIV Exame de Ordem no Piauí

21 de fevereiro de 2022 às 18:17h

Pelo menos 2746 candidatos realizaram a 1ª fase do XXXIV Exame de Ordem Unificado (EOU), neste domingo (20/02), no estado do Piauí. A aplicação da prova, realizada pelo Conselho Federal da OAB (CFOAB), por meio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), aconteceu nas cidades de Teresina, Picos, Floriano, Parnaíba e Corrente, das 13h às 18h, seguindo o horário oficial de Brasília.

Em Teresina, 2217 pessoas estiveram presentes para fazer o Exame, apenas 186 não compareceram. Já em Parnaíba, 198 pessoas realizaram o exame, enquanto 15 faltaram. 104 pessoas fizeram a prova em Floriano e 11 estiveram ausentes. Picos contou com a participação de 182 pessoas e com a ausência de 20. E em Corrente, 45 examinandos fizeram a prova e quatro não compareceram aos locais.

Acompanhando a entrada dos candidatos no prédio da Faculdade Santo Agostinho, o Coordenador Nacional do Exame de Ordem e presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, falou sobre a importância do certame. “O Exame de Ordem é a porta de entrada na OAB. Estivemos participando da recepção e aplicação da prova em Teresina e tudo transcorreu com tranquilidade”, ressaltou.

DIRETRIZES DO EXAME DE ORDEM

Essa primeira fase contou com 80 questões de caráter eliminatório sobre disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito. Para a segunda etapa, com data que será informada posteriormente, o candidato deve optar por uma das áreas do Direito no ato da inscrição e deverá responder questões discursivas e preparar uma peça profissional.

A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como Advogado (a). O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que esteja pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres.

O Exame de Ordem Unificado foi realizado seguindo todos os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades de Saúde para prevenção da Covid-19.