Janeiro Roxo: OAB Piauí ministra palestra em evento contra hanseníase

31 de janeiro de 2020 às 15:50h

Na manhã desta sexta-feira (31), a Comissão de Direito da Saúde (CDS) da OAB Piauí integrou a programação do evento “Janeiro Roxo – de luta contra a hanseníase”. O evento foi promovido pelo Centro Maria Imaculada, em parceria com Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN) e a OAB Piauí.

A Coordenadora do MORHAN e membro técnica CDS da OAB Piauí, Francilene Carvalho de Mesquita, falou sobre o objetivo do evento. “Precisamos, por meio de profissionais da área, disseminar as informações necessárias sobre a hanseníase para as pessoas acometidas pela doença e seus familiares. Nós, enquanto movimento social, estamos buscando um olhar para essa temática. Ter essa parceria com a OAB Piauí é de extrema relevância para a sociedade”, esclareceu.

Representando a CDS, a advogada Risleyane de Carvalho Paiva ministrou uma palestra intitulada “Direitos e deveres dos pacientes acometidos pela hanseníase”. Segundo ela, “janeiro é o mês da conscientização sobre a hanseníase, temos que falar mais sobre essa enfermidade, porque ainda é uma doença que traz muito estigma. Em nossa sociedade não há mais espaço para preconceito e discriminação. O paciente acometido por hanseníase precisa procurar ajuda, apoio e orientação para fazer o tratamento e ser curado”, frisou.

O evento contou ainda com bate-papo, atividades educativas, consultório médico, com avaliação de contato, orientação individual sobre benefícios previdenciários, além de orientações jurídicas e sorteio de brindes.

A OAB Piauí também integrou a Campanha Mundial “Mundo Livre de Hanseníase com Carinho e Amor”, slogan criado por pessoas acometidas pela hanseníase. A Campanha encerrou hoje (31).

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba