Conselho Pleno aprova composição das Comissões Temáticas à Mesa Diretora em eventos e cria Comissão de Relacionamento com os Tribunais de Contas

28 de maio de 2021 às 13:44h

Criação da Comissão de Relacionamento com os Tribunais de Contas, composição das Comissões Temáticas à Mesa Diretora em eventos institucionais da OAB Piauí, começando pela Comissão de Estágio e Exame de Ordem, além de Processos Disciplinares estiveram entre as deliberações da Sessão Ordinária do Conselho Pleno, realizada nessa quinta-feira (27). A reunião, conduzida pelo Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, ocorreu de forma híbrida e teve transmissão ao vivo pelo canal oficial da OAB Piauí no YouTube.

Em sua fala, Celso Barros Coelho Neto pontuou alguns importantes atos realizados no último mês. “Empossamos a primeira diretoria da Subseção de São João do Piauí na última semana, um marco importante para a concretização da interiorização da OAB Piauí. Também iniciamos, de forma pioneira, a instalação da Câmara de Mediação e Arbitragem na Subseção de Parnaíba. Esses dois marcos ocorridos do último mês demonstram a preocupação que nós temos de levar efetivas ações para as Subseções e para a interiorização constante da nossa instituição dentro do estado”, disse.

Sobre a aprovação da criação da Comissão de Relacionamento com os Tribunais de Contas, o Secretário-Geral da OAB Piauí, Leonardo Airton, afirmou que “essa Comissão não vai se deter somente ao relacionamento com o Tribunal de Contas, mas também com outros órgãos da Justiça e auxiliares da Justiça. Tenho certeza de que esta será uma Comissão atuante e que contribuirá para a nossa instituição”, afirma.

Em cumprimento ao Provimento Nº 96/2001 do Conselho Federal da OAB, durante a Sessão Ordinária, foi deliberada ainda a composição das Comissões Temáticas à Mesa Diretora em eventos institucionais da OAB Piauí. De acordo com a Presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Raíssa Mota Ribeiro, o artigo 13 dessa resolução trata sobre a questão da pertinência à temática das Comissões em participação nos eventos da instituição.

“Essa deliberação assegura a representatividade da Comissão em um momento tão importante que é a entrega da carteira aos Advogados (as) e estagiários (as) e também nas visitas institucionais dos alunos à nossa instituição. Teremos, a partir de agora, uma participação efetiva da Comissão na vida acadêmica e no início da carreira profissional de cada Jovem Advogado (a) que ingressa nos quadros da nossa Ordem”, comemora Raíssa Mota.

Ao votar pelo deferimento total do pedido analisado, a relatora do processo, Conselheira Jamylle Leite, afirmou que as atribuições conferidas a esta Comissão possuem ligação direta aos eventos mencionadas no pedido em análise. “É importante destacar, ainda, que ante a atual situação de pandemia pela qual passamos, entendemos que no pedido apresentado pela requerente estão abarcadas as possibilidades da titular da Comissão participar, inclusive, dos compromissos realizados à distância, telepresencialmente”, explica.

Durante a reunião foi ainda destacada a eleição ao cargo de Secretário-Geral Adjunto da Subseção de Barras, do Advogado Kerlon do Rego Feitosa, e do Advogado Marcos Vitor da Rocha Menezes ao cargo de Tesoureiro da Subseção de São Raimundo Nonato.

A Sessão Ordinária reuniu os diretores da Seccional, Alynne Patrício (Vice-Presidente); Leonardo Airton (Secretário-Geral); Einstein Sepúlveda (Diretor-Tesoureiro); além da Ouvidora-Geral e Conselheira Seccional da OAB Piauí, Élida Fabrícia Franklin; da Presidente da CAAPI, Andréia Araújo; e os demais Conselheiros e Conselheiras.