Valorização das prerrogativas da mulher advogada é tema de última reunião do ano da CMA

19 de dezembro de 2019 às 12:09h

Mulher Advogada, você conhece as suas prerrogativas? Foi esse o tema da última reunião da Comissão da Mulher Advogada (CMA) da OAB Piauí, realizada na noite desta quarta-feira (18), na sala do Conselho. Durante o encontro também foi encerrada a Semana Nacional de Prerrogativas da Mulher Advogada, instituída pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB).

O Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, deu início ao evento e ressaltou a importância das prerrogativas para a advocacia. “É dever da nossa instituição zelar pelo respeito aos nossos profissionais e pela execução plena dos direitos dos advogados e advogadas, sem distinção de gênero”, explanou.

Também conduzindo a reunião, a Presidente da CMA, Dalva Fernandes, destacou a importância do encontro para a valorização das prerrogativas da Mulher Advogada. “Em parceria com a Comissão de Prerrogativas, a CMA resolveu abordar esse tema na última reunião do ano porque as mulheres advogadas precisam se apropriar dessas prerrogativas, pois nós temos o direito de exercer nossa profissão sem restrição, sem assédio e sem preconceito. Então, foi com esse intuito que a reunião foi realizada”, explicou.

O Presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados, Marcus Nogueira, destacou o empenho da Comissão em realizar esse encontro em defesa da prerrogativas da Mulher Advogada.

“Estamos ao lado da mulher advogada, para fazer valer as suas prerrogativas profissionais que estão previstas em Lei. Por isso, é importante que as Comissões unam forças para combater qualquer desrespeito à prerrogativas dos advogados em seu exercício profissional”, abordou Marcus Nogueira.

Além disso, a Procuradora das Prerrogativas, Adélia Dantas, a primeira presidente mulher da Comissão de Prerrogativas da OAB Piauí, Roberta Oliveira, e a membro da Comissão de Prerrogativas Michelle Amorim debateram acerca da temática.

Adélia Dantas pontuou que “nós devemos combater a desigualdade de gênero nos policiando de forma que não reproduzamos comportamentos e discursos que coloquem a mulher em uma posição inferior a do homem. A nossa luta por igualdade de gênero deve ser constante, os dados de várias pesquisas mostram que a diferença de gênero em relação a nossa profissão, inclusive, é imensa. Ainda temos muito a fazer e estamos dispostas a lutar para mudar e conquistar ainda mais”, afirmou.

Em sua fala, a primeira presidente mulher da Comissão de Prerrogativas da OAB Piauí, Roberta Oliveira, frisou nos desafios enquanto mulher advogada em presidir a Comissão, além de destacar as principais dificuldades encontradas diariamente no exercício profissional.

Já a integrante da Comissão de Prerrogativas, Michelle Amorim, pontuou a importância do encontro para a disseminação de informações acerca das prerrogativas da mulher advogada e destacou a importância do aumento no número de mulheres atuando na advocacia.

A reunião contou ainda com a presença do Diretor-Tesoureiro da OAB Piauí, Einstein Sepúlveda; da Ouvidora-Geral, Élida Fabrícia; além de Conselheiros Seccionais, Presidentes de Comissões Temáticas e membros das Comissões.