Nota de Repúdio – Ataque sofrido pela Advogada Criminalista Lina Brandão

15 de fevereiro de 2021 às 14:13h

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio das Comissões da Mulher Advogada e da Defesa das Prerrogativas dos Advogados, vem a público manifestar seu apoio à Advogada Criminalista Lina Brandão, que teve as suas prerrogativas violadas.

A Advogada acompanhava seus clientes durante uma operação da polícia e teve seu desempenho avaliado em uma sequência de vídeos em rede social, seguidos de publicidade e julgamentos indevidos da sua ação como profissional, proferidos por Túlio Silva e Rhozenda Nogueira Jerônimo.

A advocacia criminalista não pode ter, assim como todas as demais áreas, as suas prerrogativas institucionais ou profissionais violadas. O Advogado(a) deve sempre atuar de forma independente em prol dos seus clientes, fazendo aquilo que considera importante, respeitando sempre a ampla defesa. Jamais pode ser censurada em sua ação ou até mesmo ridicularizado.

A OAB Piauí, como casa da cidadania, não se omitirá em relação ao ataque gratuito sofrido pela profissional, fato esse pautado na falta de ética, ao julgar o trabalho de outro colega de profissão ou de qualquer profissional que apenas luta por seu mister todos os dias.

A Seccional Piauí garante que não poupará esforços na defesa das prerrogativas profissionais da Advocacia e reitera que os Advogados(as) devem unir-se em favor da ética na Advocacia, pela preservação das prerrogativas e dos direitos fundamentais.

CELSO BARROS COELHO NETO

Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Piauí