Revista Científica

Revista Científica da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Piauí

ISSN – 2318 1621

– VÍNCULO

Ordem dos Advogados do Brasil Secção Piauí
Escola Superior da Advocacia do Piauí

– QUALIS B1
– JUSTIFICATIVA

O periódico é fruto do trabalho desenvolvido pelo Conselho Editorial da Escola Superior de Advocacia do Piauí – CONSED/ESAPI, composto por Mestres e Doutores, e que conta com apoio da Diretoria da OAB/PI e da Editora da OAB. Ambiente científico de divulgação de pesquisas de juristas piauienses, nacionais e internacionais, voltados para questões de contexto regional no âmbito da advocacia e da Justiça.

A revista se concretiza como importante instrumento de publicação dos trabalhos acadêmicos, aberto para os artigos jurídicos dentro das linhas de pesquisa disponíveis: a) Direito e Estado; b) Direito das Relações Sociais; c) Direito Processual e Gestão de Conflitos; e d) Filosofia do Direito, apresentados por Advogados/as, Professores/as e estudantes de áreas afins vinculados a Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu ou em coautoria com estes.

– FOCO E ESCOPO DA PUBLICAÇÃO

Linha de pesquisa:

  1. Direito e Estado: A presente Linha busca reunir Artigos que traduzam pesquisas ligadas ao Direito Constitucional, à Teoria Geral do Estado, ao Direito Administrativo, à Reforma da Administração Pública, ao Sistema Tributário Nacional, ao Direito Financeiro em sua estrita relação no entendimento do papel do Estado à mediação das urgências sociais subjacentes ao Século XXI.
  2. Direito das Relações Sociais: A presente linha busca reunir artigos que traduzam pesquisas ligadas ao Moderno Direito Civil, à Legislação e Jurisprudência Trabalhista, aos impactos do sistema de Seguridade Social, as políticas reformista-legais do Direito Previdenciário, aos institutos do Direito Empresarial como instrumento de ação-reflexão-ação em meio às necessidades dinâmicas das relações sociais contemporâneas.
  3. Direito Processual e Gestão de Conflitos: A presente linha busca reunir artigos que traduzam pesquisas ligadas ao garantismo penal e ao não-garantismos penal, ao Direito Processual Civil Constitucional, à Teoria da Gestão Processual Moderna, ao Processo Administrativo e Judicial Previdenciário, ao Processo do Trabalho, aos institutos da Autocomposição de Conflitos, em especial à mediação e à conciliação, e à figura da Arbitragem como instrumentos para gerir, organizar e solucionar os conflitos que se avultam diuturnamente nas relações interpessoais como meio à concretização de direitos e à preservação de interesses jurídicos.
  4. Filosofia do Direito: A presente linha busca reunir artigos Essas temáticas de pesquisa centram-se em questões tais como a construção de um panorama histórico da filosofia do direito; Humanismo jurídico; Juspositivismo e jusnaturalismo; Direito e justiça; Direito e ideologia; Direito e linguagem; O pensamento jurídico contemporâneo; Hermenêutica e construção de sentido das normas jurídicas; teorias críticas do (e sobre o) Direito; A Filosofia do direito no Brasil; Estudo das dimensões éticas e políticas do direito e Tendências filosóficas atuais em filosofia do direito.
– ÁREA DE CONCENTRAÇÃO DO PERIÓDICO

Ciências Sociais Aplicadas

– ARTIGOS CIENTÍFICOS DEVEM SER ENVIADOS CONFORME EDITAL

NOVO EDITAL REVISTA PRAZO NOVO