Diretoria da OAB Piauí participa da inauguração da Central Integrada de Alternativas Penais (CIAP)

  Data e Hora: 18/10/2019 17:10:34

A diretoria da OAB Piauí participou da inauguração da Central Integrada de Alternativas Penais (CIAP) que ocorreu na manhã desta sexta-feira (18). Em parceria com o Poder Judiciário, a CIAP funciona no prédio do Fórum Cível e Criminal e atende aproximadamente 3 mil pessoas que cumprem alternativas penais. Registrou-se a presença do Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, do Secretário-Geral, Leonardo Airton, e do Diretor-Tesoureiro, Einstein Sepúlveda.

A CIAP disponibiliza atendimentos com psicólogos, assistentes sociais e uma equipe multidisciplinar. Além disso, possibilita a oportunidade de oferta de cursos profissionalizantes aos atendidos.  O Presidente, Celso Barros Neto, parabenizou a iniciativa e afirmou que medidas precisam ser tomadas em relação às alternativas penais. “A principal beneficiada com esse trabalho é a sociedade, pois a central realiza atendimento psicossocial às pessoas em liberdade provisória e àquelas em cumprimento de penas alternativas. O objetivo é a busca pela ressocialização e profissionalização dessas pessoas”, afirmou.

O coordenador estratégico do CIAP, Jordache Silva, explica que a Central funciona como um filtro do sistema penitenciário.  “Atualmente, temos um acompanhamento de um pouco mais de três mil pessoas em um universo de cinco mil pessoas, aproximadamente, já correspondendo a mais ou menos 30% de todo o público em conflito com a lei. A Ciap possibilita ao juiz realizar um filtro para que o sistema penitenciário receba pessoas que possam sofrer uma alternativa penal, que tenham cometido um crime de menor potencial ofensivo, de até quatro anos, e que tenham menor reprovabilidade social”, pontua o coordenador.

Participaram ainda da solenidade, o Governador do Piauí, Wellington Dias; o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Sebastião Ribeiro Martins; o Desembargador Edvaldo Moura; o Secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson; além de representantes do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário.

 

 

 

 


Mais notícias


“Diálogos com a Advocacia Pública” debate papel dos pr
Data/Hora: 19/11/2019 18:51:25
OAB Piauí integra Sessão do Conselho Pleno em Brasília
Data/Hora: 19/11/2019 18:19:40
Inscrições abertas para o Minicurso de Iniciação à Medi
Data/Hora: 19/11/2019 17:58:24
Edital retificado: processo seletivo para Mediadores e Árbi
Data/Hora: 19/11/2019 17:57:06
Inscrições abertas para a Palestra “Reforma da previdên
Data/Hora: 19/11/2019 17:24:18
Leia todas as notícias

Dúvidas? Fale com a OAB-PI.

    OAB - Seccional Piauí
    Rua Governador Tibério Nunes - S/N Cabral | Teresina-PI

    Fale com a OAB