OAB Piauí integra Audiência Pública na ALEPI sobre situação da UESPI

Data e Hora: 09/10/2019 17:10:17

Representando a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, o membro da Comissão da OAB na Universidade Sergio Gonçalves Motta integrou os debates da Audiência Pública para tratar das dificuldades enfrentadas por alunos e professores da UESPI. A Presidente da Comissão do Advogado Professor da OAB Piauí, Patrícia Caldas, também participou do encontro. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (09), na sala da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da ALEPI, e reuniu representantes do Poder Público, da Universidade Estadual e sociedade civil.

A Audiência foi proposta pelos Deputados Estaduais Gustavo Neiva e Teresina Britto que, na ocasião, debateram a situação em que se encontra a instituição relacionada à infraestrutura, ausência de segurança, falta de pagamento dos bolsistas e servidores terceirizados e efetivos, além da necessidade de realização de concurso público para professores.

Em sua fala o integrante da Comissão da OAB na Universidade, Sergio Gonçalves Motta, apoiou a comunidade universitária na luta em defesa da UESPI, além de considerar um descaso do governo o fato de não adotar medidas com o objetivo de atender às reivindicações dos professores, alunos e funcionários, incluindo as melhorias das condições salariais e de estrutura dos campi de Teresina e do interior do Piauí.

A Audiência Pública teve como encaminhamentos a criação de uma comissão permanente com representantes da ALEPI, dos trabalhadores e estudantes da UESPI, Ministério Público, Judiciário e da sociedade para a elaboração de uma minuta que será apresentada como Indicativo de Projeto de Lei para estabelecer a autonomia administrativa e financeira da instituição.

Além disso, a Audiência encaminhou que será realizado um trabalho junto aos deputados estaduais, federais e senadores do Piauí para que possam destinar recursos de emendas parlamentares para manutenção da UESPI.