OAB Piauí defende honorários advocatícios dignos

Data e Hora: 09/07/2019 13:07:30

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, alerta sobre a importância do combate ao aviltamento de honorários, que é a cobrança do serviço realizado pelos profissionais por um valor aquém do que normalmente se recomenda pela tabela de honorários da OAB.

De acordo com o Presidente da Comissão de Defesa e Valorização dos Honorários, Carlos Yury, essa é uma campanha realizada de forma permanente pela OAB. “Já ouvimos algumas reclamações de colegas que foram contactados por sites de correspondências, oferecendo dez ou vinte reais por audiência e esse é um valor extremamente baixo. Esse processo de aviltamento é um fenômeno que acontece hoje em diversas profissões e, do ponto de vista da OAB, isso não pode acontecer", explica.

Carlos Yury esclarece que a prática do aviltamento é extremamente prejudicial à classe, já que cria uma tendência de redução geral dos valores cobrados, bem como desvaloriza o trabalho de prestação de assistência jurídica, seja ele qual for. "É preciso manter um padrão de cobrança; seja de consultas, honorários de correspondência ou qualquer outro serviço, para que o profissional possa subsistir de seus honorários", informa.

A maneira mais correta de calcular os honorários e não fugir dos valores adequados do mercado é utilizar como referência as tabelas de diligência criadas pelas seccionais da Ordem dos Advogados.

Clique aqui para ter acesso às tabelas.