Audiência Pública discute situação dos venezuelanos em Teresina

  Data e Hora: 26/06/2019 15:06:52

Na manhã desta quinta-feira (26), a Presidente da Comissão de Promoção à Cidadania da OAB Piauí, Justina Vale, integrou a Audiência Pública na Câmara Municipal dos Vereadores para discutir a assistência ao grupo de imigrantes venezuelanos que estão em Teresina. O representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB Piauí, Mário Jorge também esteve presente na Audiência que teve como autores os vereadores Dudu (PT) e Cida Santiago (PSD).

O grupo que encontra-se em Teresina é da tribo Warao, da comunidade Mariusca.

Segundo informações repassadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Políticas Integradas, atualmente existem 159 venezuelanos estão em Teresina. O número já chegou a 206, mas alguns já deixaram a capital e seguiram para outras regiões do país.

Para a Presidente Justina Vale, é preciso respeitar a cultura dos venezuelanos. “"Eles levam as crianças porque não têm como deixar. São muito apegados e andam todos em grupo. É uma questão cultural. Não pode haver repressão violenta. É preciso conversar, explicar a lei brasileira e levar as crianças de volta aos abrigos. É necessário respeitar as diferenças", destacou.

A equipe da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) informou que o governo do Estado está reformando um prédio no bairro Buenos Aires, zona Norte de Teresina, para abrigar parte dos venezuelanos.

A OAB Piauí vem acompanhando o caso, auxiliando nos mais diversos debates promovidos por instituições e entidades. Além disso, está, atualmente, promovendo uma campanha de arrecadação de materiais de higiene e alimentos não perecíveis para contribuir com a vida dos venezuelanos na capital.


Mais notícias


OAB Piauí trata de demandas da advocacia em reunião com C
Data/Hora: 18/10/2019 20:26:28
Diretoria da OAB Piauí participa da inauguração da Centra
Data/Hora: 18/10/2019 17:47:34
Comissão da OAB Piauí participa de reunião na Escola Comr
Data/Hora: 18/10/2019 16:54:04
OAB Piauí atua em prol da criação de Frente Parlamentar d
Data/Hora: 18/10/2019 14:57:09
Presidente da OAB Piauí será homenageado com Medalha da Or
Data/Hora: 18/10/2019 14:28:47
Leia todas as notícias

Dúvidas? Fale com a OAB-PI.

    OAB - Seccional Piauí
    Rua Governador Tibério Nunes - S/N Cabral | Teresina-PI

    Fale com a OAB