Celso Barros Neto parabeniza a OAB-PI pelos seus 87 anos

  Data e Hora: 29/04/2019 16:04:34

Parabenizando a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, pelos seus 87 anos, o presidente Celso Barros Coelho Neto veiculou artigo nos três jornais impressos de Teresina (O Dia, Meio Norte e Diário do Povo), relembrando a trajetória da OAB-PI e ressaltando a sua importância para a sociedade piauiense e para a classse advocatícia do Estado. Leia o artigo na íntegra:



OAB PIAUÍ: 87 ANOS DE LUTAS E DE CONQUISTAS!

A Ordem dos Advogados do Brasil possui 27 representações (as seccionais) nos Estados e no Distrito Federal, formando um sistema de classe com objetivos uníssonos: defender a ordem jurídica, o Estado Democrático de Direito e, fundamentalmente, a Advocacia!

A seccional da OAB do Piauí hoje completa 87 anos de fundação, consagrando-se por sua história de lutas e de conquistas para a cidadania piauiense.

A OAB do Piauí atualmente possui 13 subsecções (sedes regionais de: Água Branca, Barras, Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Floriano, Parnaíba, Picos, Piripiri, São Raimundo Nonato, Oeiras, Uruçuí e Valença) e um total de 13.035 advogados, sendo 9.825 em Teresina e 3.210 nas outras cidades.

Essenciais para a OAB do Piauí são as suas Comissões, pois são os vetores de ações concretas da entidade. Atualmente, há 58 Comissões temáticas aptas a desempenhar inúmeras atividades, tais como ultimamente muito bem realizaram a Comissão de Promoção da Cidadania (ao cair em campo na busca de doações de alimentos para as vítimas das enchentes) e a Comissão de Defesa das Prerrogativas (ao representar autoridades públicas que desrespeitaram o direito ao exercício profissional dos Advogados).

Vê-se, nesses dois exemplos, a dimensão da nossa entidade, ao congregar o trabalho em prol da sociedade e em prol da advocacia. Trabalhos, frise-se, voluntários, pois os Advogados que participam das ações da OAB exercem tais funções de modo gratuito, sem perceber qualquer salário, gratificação ou jetom.

A propósito disso, a Seccional piauiense da OAB teve, ao longo dos seus 87 anos, 25 presidentes, cada qual com sua inestimável contribuição para o desenvolvimento da advocacia e para o aprimoramento da instituição.

Por todos esses anos, a OAB piauiense se agigantou, tornando-se referência para a comunidade piauiense. Não por acaso, recebe diuturnamente solicitações das mais variadas de cidadãos que recorrem à Ordem em busca de apoio para a proteção dos seus direitos e para a reparação de injustiças.

Como forma de definir mudança, o filósofo grego Heráclito dizia que “nunca nos banhamos, duas vezes, na mesma água do rio”. Essa frase é suficiente para compreendermos que a vida está em constante processo de transformação e que a metamorfose existencial também produz seus reflexos nas relações interpessoais.

Por isso, urge mudar os códigos, as leis e as instituições, e a OAB segue essa linha, atualizando-se no tempo, mas mantendo-se perene no compromisso de cumprir com os seus objetivos e de vocalizar os anseios da sociedade civil na luta por um mundo mais justo, humano e fraterno.

O ilustre advogado e ex-presidente da OAB nacional, Rubens Aprobato Machado, disse com proficuidade certa feita: “O tempo, que caminha sem volta, nos faz refletir e evocar o passado, pondo-o em confronto com o futuro”.

Assim, a OAB não pode ser neutra diante dos problemas que afligem a sociedade. Ao contrário disso, ela permanece atenta e vigilante aos fatos, forte no intuito de preservar os avanços sociais já alcançados e de catalisar as mudanças que ainda são necessárias para o progresso da sociedade e da advocacia.

Parabéns à advocacia piauiense, parabéns OAB do Piauí!

 

Celso Barros Coelho Neto

Advogado. Presidente da OAB Piauí.


Mais notícias


OAB Piauí trata de demandas da advocacia em reunião com C
Data/Hora: 18/10/2019 20:26:28
Diretoria da OAB Piauí participa da inauguração da Centra
Data/Hora: 18/10/2019 17:47:34
Comissão da OAB Piauí participa de reunião na Escola Comr
Data/Hora: 18/10/2019 16:54:04
OAB Piauí atua em prol da criação de Frente Parlamentar d
Data/Hora: 18/10/2019 14:57:09
Presidente da OAB Piauí será homenageado com Medalha da Or
Data/Hora: 18/10/2019 14:28:47
Leia todas as notícias

Dúvidas? Fale com a OAB-PI.

    OAB - Seccional Piauí
    Rua Governador Tibério Nunes - S/N Cabral | Teresina-PI

    Fale com a OAB