Comissão de Direito do Trânsito e PRF discutem diretrizes

Data e Hora: 10/04/2019 15:04:36

Na manhã de quarta-feira, 10.04, a Comissão de Direito do Trânsito, composta pelo presidente Carlos Terto, o vice-presidente Luciano Santis, o secretário geral Artur Nunes e o secretário adjunto Aluísio Adad, esteve reunida com os representantes da Polícia Rodoviária Federal, o superintendente Stenio Pires e o inspetor Sérvio, para tratar de temas relevantes a toda a sociedade.

A princípio foram expostas as estatísticas da PRF quanto ao número de acidentes nas vias federais, assim como foi apresentado o estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), demonstrando o gasto existente com cada acidentado ou vítima de trânsito. Outros projetos da PRF foram apresentados, como o Rodavida, Projeto Controle Estatístico e Sistema Alerta Brasil.

Ainda na reunião foi repassada à Comissão que o efetivo da PRF encontra-se defasado e foi pedido o apoio da instituição para pleitear junto ao Governo Federal a ampliação do efetivo da Polícia, via concurso público, para suprir a atual deficiência de contingente enfrentada pela corporação, que atualmente supera os cinquenta por cento do ideal.

Por fim, atendendo proposição da diretoria da Comissão, foi solicitado que a PRF disponibilizasse vaga na Junta Administrativa de Recurso de Infração(JARI) da referida instituição a ser preenchida por advogado indicado pela OAB-PI, como forma de promover a integração da sociedade civil junto àquela instituição, bem como demonstrar transparência e lisura na sua instância recursal.

As instituições classificaram a reunião como “proveitosa e muito produtiva”, reafirmando assim a parceria de trabalho e cooperação mútua em prol do bem estar social.