Conselho Pleno elege diretoria do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB

Data e Hora: 15/02/2019 18:02:00

À unanimidade, o Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, elegeu os novos presidente e vice-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB, na noite dessa quinta-feira (14). A eleição ocorreu na Sala do Conselho, durante a primeira Sessão Ordinária do Conselho de 2019, que foi conduzida pelo presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto.

Estarão à frente do Tribunal de Ética pelos próximos três anos (2019/2021) Guilardo Cesá Medeiros Graça (presidente), Milton Gustavo Vasconcelos (vice-presidente) e Lucas Macêdo (secretário geral).

“Os advogados que vierem, eventualmente, sofrer alguma representação perante o TED terão o seu direito de defesa garantido, serão respeitados e jamais serão expostos em qualquer meio de comunicação. A atividade do TED é intramuros. Ela não transcende os muros da OAB. Só diz respeito às partes e aqueles que estão a julgar. Nós estamos imbuídos desse propósito e esperamos contar com o apoio de todos os conselheiros para bem cumprir essa missão”, destacou o atual presidente do TED, Guilardo Cesá Medeiros Graça.

Eleito pelo Conselho como vice-presidente, o advogado Milton Gustavo Vasconcelos agradeceu a decisão dos conselheiros seccionais e ressaltou que não medirá esforços para dar mais efetividade às pautas do TED. “Os maiores desafios que enfrentaremos será em relação a digitalização dos processos, que já foram iniciados e que será garantido o total sigilo; a mudança física do Tribunal e a criação de uma Câmara Fiscal, pedido do Conselho Federal, para que nós possamos dar os devidos encaminhamentos aos processos em relação à inadimplência. Vamos nos empenhar para aperfeiçoar os julgamentos, principalmente a possibilidade de ampla defesa do advogado, sem esquecer de dar respostas à sociedade quando houver infrações”, explanou.

“Desejo aos novos conselheiros Guilardo, Milton e Lucas uma gestão célere e efetiva. Vocês, a partir de hoje, têm uma missão única e valorosa. Nós do Conselho da OAB-PI temos a plena certeza que vocês diretores possuem condutas adequadas para estarem à frente do TED. Certamente conduzirão os trabalhos do Tribunal pautados na seriedade e no respeito”, declarou o presidente Celso Barros.