OAB-PI integra primeira reunião do Conselho Estadual de Segurança Pública

Data e Hora: 17/01/2019 18:01:52

A secretária Geral Adjunta da OAB-PI, Nara Letícia de Castro Aragão Couto, integrou a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Segurança Pública, ocorrida na manhã desta quinta-feira (17), na Academia de Polícia Civil. O encontro teve a presença da governadora em exercício Regina Sousa; do secretário de Estado da Segurança, coronel Rubens Pereira; da delegada Eugênia Vila; dos representantes dos povos indígenas; do Movimento das Quebradeiras de Coco Babaçu; do DPU; do Ministério Público; Detran; Incra e UFPI.

Na oportunidade, foi apresentado o Plano Estadual de Segurança Pública e do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. Estratégias para elaborar calendário e instituir as Câmaras Temáticas voltadas ao povos tradicionais e quilombolas do Piauí também integraram a pauta da reunião.

Falando em nome da OAB-PI, a secretária Geral Adjunta, Nara Letícia Couto, ressaltou o papel institucional da Ordem e se colocou à disposição para tratar dos temas acima, por meio da atuação das Comissões Temáticas.

Nara Letícia Couto também destacou a importância do Estado em dar um suporte para os profissionais da segurança pública, nos sentido de não apenas armá-los e sim humanizá-los para receberem as demandas dos povos quilombolas e indígenas, bem como das mulheres vítimas de violência.

“Incluir pessoas é uma pauta que sempre defendi. Vamos pensar nos quilombolas, indígenas, mulheres, negros e LGBTs, desenvolvendo políticas públicas e de segurança para todos eles”, disse a governadora em exercício, Regina Sousa.

Presente na reunião, o representante dos povos indígenas do Estado, cacique Henrique, destacou a importância da reunião para ouvir os anseios das comunidades. “Fomos convidados para participar dessa primeira reunião. Trazemos algumas reivindicações para a segurança de nossas aldeias nos municípios de Lagoa de São Francisco, Queimada Nova, Piripiri, Santa Filomena e Currais", falou.

Por: Fernanda Almendra

Assessoria de Comunicação da OAB-PI