Conselho Federal aprova, à unanimidade, contas da OAB-PI

Data e Hora: 14/11/2018 11:11:50

Por unanimidade, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) aprovou as contas da Ordem piauiense relativas ao ano de 2016, nesta segunda-feira (12). O relator foi o conselheiro federal Maurício Gentil Monteiro (SE). Após análise, os autos do processo foram aprovados pelos membros da Terceira Câmara do Conselho Federal da OAB, observado o quórum exigido no art. 92 do Regulamento Geral.

Para o presidente da OAB-PI, Chico Lucas, a aprovação reforçou o cuidado com a administração dos recursos da seccional piauiense. “Temos consciência da importância de zelar pelo valor que cada advogado e advogada dedica à OAB, fortalecendo a classe. É nosso dever retribuir com trabalho e transparência, ter as contas aprovadas é uma prova concreta disso”, afirmou.

Para o advogado, cabe ressaltar o compromisso com a transparência, ainda mais no cenário de dificuldades econômico-financeiras instaladas no Brasil e nas instituições nos últimos anos. “Apesar das dificuldades financeiras, a OAB/PI não reduziu os benefícios já conquistados pela advocacia piauiense, pois entende que a advogada e o advogado não podem ser penalizados pela crise. Destaque-se ainda que a gama de serviços oferecidos pela OAB/PI cresceu exponencialmente, sempre em benefício da advocacia, a exemplo da criação e instalação de oito sedes do OAB OFFICE, do CAAPI Transfer, da reforma do Clube e construção do novo campo, reforma e instalação de novas salas da OAB. Outro ponto de destaque é o aumento do repasse de recursos para as Subsecções, visando conferir maior autonomia financeiro-administrativa aos colegas do interior do Estado”, lembrou Chico Lucas.

Anualmente, as contas da OAB-PI são apresentadas ao Conselho Pleno e ao Conselho Federal. Num primeiro momento, são analisadas pelo Conselho Seccional e, após análise e aprovação, remetidas ao Conselho Federal, onde são submetidas ao crivo da 3ª Câmara daquele órgão. Durante a análise, os órgãos podem pedir tantos esclarecimentos quantos se fizerem necessários.

Por: Pedro Vitor Melo

Assessoria de Comunicação da OAB-PI