OAB participa de solenidade de abertura da Semana da Conciliação no TJPI

Data e Hora: 05/11/2018 11:11:40

Teve abertura na manhã desta segunda-feira (5), a XIII Semana Nacional de Conciliação no auditório do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI). A solenidade foi conduzida pelo desembargador Erivan Lopes, presidente do TJPI e contou com a presença do advogado Chico Lucas, presidente da OAB-PI, na mesa de honra. O objetivo da Semana é evitar que mais processos cheguem ao Judiciário, promover a cultura e paz e mostrar que as partes podem resolver seus litígios amigavelmente por meio de um acordo.

Até sexta-feira (9), mais de 3 mil processos devem ser apreciados nas audiências de conciliação. A XIII Semana Nacional de Conciliação visa promover a cultura do diálogo entre as partes de um conflito, criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorre, anualmente, desde 2006. O evento acontece em todos os Tribunais de Justiça do país e no TJ-PI, tem a frente o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC).

Cerca de dois meses antes os juízes separam os processos em que se verifica a possibilidade maior de acordo. Estes processos são encaminhados para os profissionais que atuarão nas diversas salas de conciliação, fazem contato com as partes para, na semana, virem homologar o acordo. São processos referentes a ações do 1º grau.

“Todas as medidas que visam dar celeridade ao sistema de Justiça merecem o respeito e a colaboração da OAB. A mediação é a solução adequada e necessária dos conflitos, ela possibilita sentar e encontrar um ponto de equilíbrio em que as duas partes saiam ganhando. A mediação é isso, é a reconstrução dos laços sociais”, afirmou Chico Lucas, presidente da OAB-PI.

Por: Pedro Vitor Melo

Assessoria de Comunicação da OAB-PI