Advocacia piauiense atesta lisura no 1º turno da Eleição

Data e Hora: 09/10/2018 11:10:42

No último sábado (6), véspera do 1º turno das Eleições Gerais de 2018, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) realizou, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, audiência pública para o sorteio das urnas eletrônicas que serviram de amostragem na auditoria por meio de votação paralela. As urnas foram submetidas à verificação de funcionamento sob condições normais de uso e a outro teste mediante verificação da autenticidade em tempo real. Na oportunidade, a OAB-PI nomeou a advogada Angélica Coelho Lacerda, integrante da Comissão de Direito Eleitoral, para acompanhar o processo como membro da Comissão de Auditoria.

O sistema de auditoria é realizado em cada unidade da federação, em um só local, designado pelo Tribunal Regional Eleitoral, no mesmo dia e horário da votação oficial, com o objetivo de demonstrar à sociedade a lisura do processo eletrônico de votação. Os procedimentos de auditoria ocorrem nas seções eleitorais prontas para utilização no pleito, com acompanhamento de representantes dos partidos políticos, de empresa de auditoria externa e da sociedade civil, utilizando mecanismos que comprovem a integridade dos votos registrados nas urnas eletrônicas.

Também com o intuito de averiguar a lisura do processo e assegurar a votação de forma tranquila, a advogada Ticiana Arêa Leão esteve presente no município de Alto Longá, 68km da capital. O município foi um dos contemplados, pelo Ministério da Defesa, com a atuação das Forças Armadas.  Os militares reforçaram a segurança, por meio da Garantia da Votação e Apuração (GVA), e forneceram apoio logístico, transportando as urnas eletrônicas e funcionários da Justiça Eleitoral.

“Advocacia e Forças Armadas unidas trabalharam para garantir a normalidade e as condições necessárias para que a população tenha acesso aquele local de votação e possa fazer isso com tranquilidade”, afirmou a advogada Ticiana.