Seminário discute democracia e desafios da atualidade da classe LGBTI

  Data e Hora: 24/08/2018 18:08:14

Para debater a democracia e os desafios da atualidade, o Seminário LGBTI foi realizado na tarde desta sexta-feira (24), no Auditório da Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-Piauí). O presidente do Instituto Latino Americano de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos (ILADH), Dimitri Sales, ministrou a palestra de abertura.

Promovido pela OAB-PI, em parceria com a ESA-Piauí e com as Comissões da Diversidade Sexual e de Apoio à Vítima de Violência da OAB-PI, a proposta visou debater sobre cidadania LGBT, racismo, liberdade religiosa e gênero para advogados, estudantes e a sociedade em geral, a programação está bastante diversificada com palestras e roda de conversa de modo a dialogar com os mais variados segmentos realizados.

Abrindo o Seminário, o vice-presidente da OAB-PI, Lucas Villa, destacou a importância do evento para fortalecer a luta da classe, ao tempo em que colocou a Ordem à disposição para o fortalecimento de parcerias. “É com grande satisfação que estamos hoje concretizando mais um evento em prol da classe LGBTI. A OAB-PI sempre está de portas abertas para promover eventos desta natureza”, declarou Lucas Villa.

Frisando o valor do debate, a presidente da CDS, Ana Carolina Fortes Magalhães, parabenizou as parcerias envolvidas e a vinda do palestrante. “Hoje tivemos a oportunidade de discutir pontos relevantes para a classe LGBTI, além dos desafios que percorrem o cenário. Fico feliz com todos os envolvidos, que abraçam a causa nessa luta constante da democracia”, disse.

“Diante das crises institucionais instaladas, o movimento LGBTI precisa se questionar e participar desse processo de construção da democracia. Dessa forma, a Comissão trouxe esse debate sobre as conquistas dos direitos da comunidade LGBTI e os desafios colocados pela atual conjuntura política e de violação à democracia. Nesse sentido, o Seminário vai debater e questionar quais os desafios e avanços que podem ser colocados nesse momento escasso da democracia e participação popular”, explanou o vice-presidente da CDS, Glaudson Lima Gomes.

Ao final, os participantes puderam acompanhar o debate “Machismo e Misoginia: O discurso de ódio nas redes sociais”, que teve a participação da Nayara Venâncio de Melo (PI), coordenadora adjunta das Comissões da OAB-PI e da Maria Luisa Mendes, jornalista.

O evento integrou ainda a programação da 14ª Semana do Orgulho de Ser, que se estenderá até o dia 29 de agosto, quando também ocorrerá a roda de conversa “Mulheres Lésbicas e Bissexuais pensando a Democracia”. O encontro terá a participação do Iyalorixá e mestranda em Direito pela Universidade do Vale Rio dos Sinos (Unisinos/RS); Brenda Mikaelly Mendes Ferreira Mota, estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFPI e membro do Atitude Preta; e Nayara Juliana Ribeiro da Costa, ativista social abordarão sobre o tema proposto.

 

Por: Fernanda Almendra 

Assessoria de Comunicação da OAB-PI

 

 


Mais notícias


OAB Piauí participa de reunião para debater questões do s
Data/Hora: 22/10/2019 12:13:36
OAB Piauí trata do sistema REDESIM com Delegado da Receita
Data/Hora: 21/10/2019 16:39:05
OAB Piauí inaugura estacionamento exclusivo para a classe a
Data/Hora: 21/10/2019 15:05:03
Mais de 2 mil candidatos realizam a primeira fase do XXX Exa
Data/Hora: 21/10/2019 14:52:07
Comissão da OAB Piauí realiza vistoria no CEM
Data/Hora: 21/10/2019 12:20:29
Leia todas as notícias

Dúvidas? Fale com a OAB-PI.

    OAB - Seccional Piauí
    Rua Governador Tibério Nunes - S/N Cabral | Teresina-PI

    Fale com a OAB