OAB inaugura Sala de Advogados em Jaicós e Picos

Data e Hora: 10/08/2018 12:08:26

Interiorizando ações, a OAB-PI inaugurou mais duas novas Salas de Advogados nesta quinta-feira (9). Pela manhã, a primeira delas foi celebrada na 13ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Jaicós/PI e na parte da tarde, inaugurada na Penitenciária Feminina Regional de Picos/PI, Professor Adalberto de Moura Santos. A ação contou com a presença de dirigentes da seccional, conselheiros, integrantes de comissões temáticas da Ordem, advogados e autoridades locais.

Em Jaicós/PI, a sala na Delegacia de Polícia Civil homenageou o advogado, in memoriam, Expedito José de Freitas. “Foi um advogado que viveu sua profissão e vida pública de forma digna e honrosa, por isso, agradecemos muito a presença de todos nesse momento tão singular. Assim como ele, aqui os advogados poderão trabalhar exercendo um serviço social, não se trata de privilégio, mas de dar conforto para o usuário do serviço”, discursou Francisco Silveira, advogado genro do homenageado em nome dos familiares e amigos.

Também nesse sentido discursou o delegado de Polícia Civil de Jaicós, Miguel Carneiro, reafirmando que o pleno exercício da ampla defesa em processo penal passa pelo direito do defendente reunir-se com seu advogado para que este possa lhe transmitir todas as informações necessárias sobre o caso, de forma a se deduzir a melhor solução jurídica para o seu problema. “Não tem o que se discutir quando estamos falando da lei e por isso estamos muito satisfeitos em dar esse passo. Temos um bom relacionamento com os advogados jaicoenses, justamente por entender que todos devem exercer o seu papel com dignidade”, disse.

Já a segunda sala inaugurada ocorreu no turno da tarde na Penitenciária Feminina de Picos, homenageando a advogada, in memoriam, Sebastiana Maria de Sousa Ramos. “Foi uma grande advogada que viveu da advocacia profissionalmente até a aposentadoria. Exerceu o seu mister com profundo amor por suas causas, que geram efeitos até os dias atuais”, disse a irmã da homenageada, Francisca Maria de Sousa.

“A instalação da Sala dos Advogados na Delegacia de Polícia Civil e na Penitenciária Feminina é fruto de um profícuo relacionamento mantido entre as instituições. Os espaços foram cedidos e nós estruturamos. Todos ganham com isso. O advogado, que poderá exercer sua profissão dignamente e, sobretudo, o próprio interno ou interna, que poderá se comunicar de forma reservada e pessoal com seu defensor, tendo assim efetivadas suas garantias constitucionais”, afirmou Chico Lucas.

Para o diretor da Penitenciária Feminina Regional de Picos, Danilo Hipólito, a nova sala trará às internas um atendimento humanizado, com acesso privilegiado ao advogado. “Esse atendimento não podia ser realizado de qualquer forma, pois elas necessitam se sentir seguras para relatar seus casos. Por esse motivo, nós solicitamos a criação desta sala”, pontuou.

A demanda por salas foi realizada mediante contato direto com a Subseção da OAB de Picos, presidida pelo advogado Franck Sinatra Moura Bezerra. “Recebemos relatos de advogados militantes da região que sentiam falta do espaço reservado adequado para dialogar com os clientes. Todo advogado que for à Delegacia em Jaicós ou na Penitenciária Feminina de Picos deverá sentir-se bem acolhido e ter suas prerrogativas profissionais respeitadas. Estamos muito felizes, pois agora já se somam nove salas de advogados para a região e isso me deixa muito orgulhoso”, ponderou Franck.

As salas são climatizadas e foram equipadas com mesa e cadeira para atendimento, além de computador com internet disponível e impressora. Registrou-se a presença do vice-presidente da OAB-PI, Lucas Villa e do conselheiro seccional Diogo Caldas.

Por: Pedro Vitor Melo

Assessoria de Comunicação OAB-PI