CPC promove encontro com jovens para debater Constituição Federal

Data e Hora: 03/07/2018 16:07:09

A Comissão de Promoção da Cidadania da OAB-PI promoveu no último sábado (30), o primeiro encontro do Projeto Cidadão Mirim - “Constituição em Miúdos”, título de livro publicado pelo Senado Federal com o objetivo de mostrar ao jovem que, ao conhecer seus direitos, pode ser mais atuante em garanti-los. O encontro ocorreu na Escola Clodoaldo Freitas, no Bairro Pedra Mole, Teresina/PI.

Segundo a presidente da CPC, Nailma Freitas, o projeto pretende fazer com que os jovens se apropriem da Constituição Federal, estudando os temas mais relevantes e que tenham impacto direto em seu cotidiano. “Na oportunidade, debatemos de uma forma didática e com linguagem acessível, direitos e garantias fundamentais de forma que eles possam compreender a lei, os meios para cobrar a sua efetividade e exercerem a cidadania mais ativamente e de modo consciente”, afirmou.

Ainda segundo a advogada, o encontro foi um momento marcante, uma vez que pela primeira vez muitos jovens tomaram conhecimento da Constituição Federal. “Eles tiveram curiosidade de pegar o livro, folhear, sabendo da importância dele para a promoção da cidadania”, disse Nailma.

A proposta do Projeto da CPC pretende continuar com ações mensais em novas comunidades e grupos entre crianças e jovens. Além disso, na medida em que os encontros forem temáticos, a participação de outras comissões da OAB-PI será intermediada. O encontro contou com o apoio do Projeto Cidadão Mirim da Pedra Mole, criado em 2015, com o objetivo de resgatar a cidadania entre os jovens através de ações educativas e preventivas.

O livro “Constituição em Miúdos” aborda os temas da Constituição através de um romance protagonizado por adolescentes. A história gira em torno de Henrique, que chega a um lugar desconhecido e encontra dois jovens que vão esclarecendo as suas dúvidas sobre a educação, saúde e sistema tributário da região. Nesse diálogo, os três personagens conhecem e debatem sobre o sistema brasileiro. As Eleições, os Três Poderes e a Previdência Social são exemplos de assuntos abordados.

Registrou-se a presença das advogadas Walquíria Nunes e Rosângela Alexandrino, integrantes da Comissão de Promoção da Cidadania da OAB-PI.