Advogadas piauienses palestram em Congresso Brasileiro de Direito Tributário

  Data e Hora: 20/06/2018 15:06:23

Nesta segunda (18) e terça-feira (19), Brasília (DF) recebeu o Congresso Brasileiro de Direito Tributário e Financeiro Municipal, realizado na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM). O tema do encontro debateu o Federalismo Fiscal em Tempos de Crise e contou com a participação da presidente da Comissão de Estudos Tributários da OAB-PI, Stael Freire e da diretora geral da Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-Piauí), Naiara Moraes.

Uma das palestrantes piauienses foi a advogada Stael Freire, que falou sobre “Imposto Territorial Rural ITR – Municipalização, pauta fiscal, cadastro rurais e o impacto nas receitas municipais”. Segundo Stael, presidente da Comissão de Estudos Tributários da OAB-PI, a participação no Congresso em Brasília é, de certa forma, uma prévia para a realização do IV Congresso de Direito Tributário do Piauí, com previsão para setembro deste ano.

Outra palestrante de destaque no encontro foi a diretora geral da ESA-Piauí, Naiara Moraes, que debateu o tema: Compensação Previdenciária e o Impacto nos Recursos dos Fundos de Previdência Próprios. “O Direito Previdenciário se comunica com o Tributário, especialmente nas questões relativas à manutenção do equilíbrio econômico e financeiro dos regimes próprios de Previdência Social dos municípios”, disse a advogada piauiense e atuante nas áreas trabalhista e previdenciária.

Naiara também destacou a participação significava da advocacia piauiense no encontro. “Para nós é uma conquista da nossa advocacia, que atuou com destaque no Distrito Federal”, enalteceu.  

O Congresso é referência no âmbito nacional pela abordagem especializada do Direito Tributário e Administrativo aplicado à Administração Municipal. A proposta foi de aprofundar o estudo de temas relacionados à Administração Pública Municipal, no seu âmbito tributário e financeiro.

Aproximadamente 150 participantes, entre advogados, procuradores municipais, secretários de finanças e estudantes, debateram as principais mudanças da Lei Complementar 157 e a urgência da definição do Supremo Tribunal Federal (STF) acerca da liminar que suspendeu o artigo 1º da Lei que trata do local de incidência do ISS.


Mais notícias


OAB Piauí participa de reunião para debater questões do s
Data/Hora: 22/10/2019 12:13:36
OAB Piauí trata do sistema REDESIM com Delegado da Receita
Data/Hora: 21/10/2019 16:39:05
OAB Piauí inaugura estacionamento exclusivo para a classe a
Data/Hora: 21/10/2019 15:05:03
Mais de 2 mil candidatos realizam a primeira fase do XXX Exa
Data/Hora: 21/10/2019 14:52:07
Comissão da OAB Piauí realiza vistoria no CEM
Data/Hora: 21/10/2019 12:20:29
Leia todas as notícias

Dúvidas? Fale com a OAB-PI.

    OAB - Seccional Piauí
    Rua Governador Tibério Nunes - S/N Cabral | Teresina-PI

    Fale com a OAB