CEJA delibera criação de Caixa de Assistência aos Jovens Advogados

Data e Hora: 22/05/2018 15:05:38

O Conselho Estadual do Jovem Advogado (CEJA) da OAB/PI decidiu, à unanimidade, pela criação da Caixa de Assistência à Jovem Advocacia – CAJA, com o objetivo de proporcionar descontos e condições especiais aos jovens advogados nos serviços já ofertados pela CAAPI. O pleito foi decidido em sessão ordinária do CEJA nesta segunda-feira (21) na Sala do Conselho.

Considera-se jovem advogado aquele com até 5 anos de inscrição nos quadros da OAB. Atualmente, essa parcela representa 48,9% do quadro de advogados regularmente inscritos no Piauí. Visando à inserção da parcela considerável de advogados da seccional, segundo o presidente do CEJA, Pedro Costa, a decisão da última sessão está sustentada no Plano Estadual da Jovem Advocacia, elaborado pelo Conselho Jovem, que determina no inciso XIII, art. 2º: a inclusão de descontos diferenciados aos jovens advogados para os serviços ofertados pela Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí – CAAPI.

“É mais uma ação do conselho jovem, em pareceria com a CAAPI, e em consonância com o Plano Nacional da Jovem Advocacia e com o Plano Estadual da Jovem Advocacia, que busca dar apoio e assistência ao jovem advogado piauiense, na medida em que se visa garantir descontos diferenciados aos jovens advogados para os serviços ofertados pela CAAPI”, reforçou o advogado.

Para tanto, foi criada a coordenação da Caixa de Assistência à Jovem Advocacia no Conselho Estadual do Jovem Advogado que buscará agir politicamente visando obter descontos diferenciados nos serviços ofertados pela CAAPI.

A proposta da criação da CAJA foi feita pelo Conselheiro Jovem Daniel Leonardo, “visando à inclusão de descontos e condições ainda mais especiais para o jovem advogado para os serviços ofertados pela CAAPI, o CEJA criou a Caixa de Assistência a Jovem Advocacia – CAJA”, disse.

Dentre as ações já aprovadas, o Conselheiro Jovem do CEJA, Manoel Oliveira, apresentou um projeto que acarretou na efetivação da parceria entre a CAAPI e um escritório de contabilidade, com o intuito de instalar um posto de atendimento com contadores na sede da OAB/PI e disponibilizar serviços de contabilidade com menor custo aos profissionais inscritos na OAB/PI e com desconto diferenciado para os jovens advogados.

O Conselho Estadual do Jovem Advogado (CEJA) é um órgão do Conselho Seccional da OAB-PI idealizado para fomentar a participação dos jovens advogados nas atividades corporativas e institucionais da Ordem, além de servir como canal de deliberação de questões propostas pelos jovens advogados, ampliando a legitimação das reivindicações oriundas desta parcela da classe.