Palestrantes de destaque nacional encerram Simpósio com sucesso

Data e Hora: 21/05/2018 10:05:17

Discutindo a Legislação Trabalhista, o Simpósio de Direito do Trabalho finalizou na manhã deste sábado (19), no Auditório da OAB-PI, com a presença de profissionais renomados na área do Direito do Trabalho em âmbito nacional. O evento é uma realização da Seccional Piauí, por meio da Comissão de Direito do Trabalho (CDT) e da Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-Piauí).

Abrindo os trabalhos, a advogada trabalhista e diretora da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (ABRAT), Juliana Cruz, ministrou a palestra “Gratuidades de Justiça e honorários advocatícios”. A mesa foi presidida pela vice-presidente da CDT, Noélia Sampaio, e teve como debatedor o advogado e professor Carlos Márcio Gomes Avelino.

Em seguida, os participantes acompanharam as explanações da juíza do Trabalho da 10ª Região Noêmia Porto. A palestrante, também vice-presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), abordou sobre “A Reforma Trabalhista e os impactos no movimento sindical”. Sua mesa foi presidida pelo juiz do Trabalho da 22ª Região e presidente da ANAMATRA da 22ª Região, Ferdinand Gomes do Santos. A integrante da CDT e professora Silva Cristina Santana debateu a palestra.

“Reflexões sobre o Direito Intertemporal na Reforma Trabalhista” foi o tema da palestra conduzida pela juíza do Trabalho da 2ª Região Lorena de Melo Rezende Colnago, que compartilhou o painel com o professor, pós-doutor em Direito e titular da cadeira nº 21 da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, Jorge Boucinhas. O conselheiro federal da OAB Celso Barros Net presidiu a mesa, tendo como debatedoras a integrante da CDT Lísnia Sílmaria e a auditora fiscal Cristiane Adad.

Por fim, o Simpósio contou com a palestra sobre “A Reforma Trabalhista após seis meses da sua vigência”, que foi abordada pelo pós-doutor em Direito e titular da cadeira nº 100 da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, Gilberto Stumer. A mesa foi presidida pela diretora geral da ESA-Piauí, Naiara Moraes e teve como debatedores Carlos Wagner Araújo Nery Cruz, juiz do Trabalho da 22ª Região e Luís Cinéas de Castro Nogueira, integrante da CDT.