Caminhada comemora Dia Mundial da Conscientização do Autismo

  Data e Hora: 03/04/2018 16:04:04

Em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDDPD) da OAB-PI integrou, na tarde dessa segunda-feira (02), a Caminhada promovida pela Associação dos Amigos dos Autistas do Piauí (AMA-PI), em parceria com a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID).

A ação marca o início das comemorações do Dia do Autismo e tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o autismo. O Dia foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

Apoiando a causa, a presidente da CDDPD , Sabrina Araújo, parabenizou a iniciativa da Associação e falou da importância da conscientização da data, chamando atenção para o autismo em meninas e mulheres. “Há uma falha em afirmar que o autismo afeta mais meninos do que meninas. Devemos também parar de propagar a ideia de que somente a cor azul representa o autismo, mas que ele possa ser representado por todas as cores para evidenciar a diversidade como o sexo, origem, etnia, dentre outras. Precisamos seguir a recomendação da ONU e empoderar também as mulheres autistas”, destacou Sabrina Araújo.

Neste ano, a ONU lançou a Campanha “Empoderando Mulheres e Meninas”, representando um avanço e conquista no tema. A mesma iniciativa ocorreu em novembro de 2017, onde a Assembléia da ONU adotou uma resolução chamando a atenção para os desafios específicos que as mulheres e meninas com deficiência enfrentam no contexto da implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD). A resolução expressa a preocupação de que as mulheres e meninas com deficiência estejam sujeitas a formas diversas de discriminação e exclusão.

A comemoração do Dia Mundial da Conscientização do Autismo de 2018 na sede da ONU em Nova York enfocará a importância de empoderar as mulheres e meninas autistas e envolvê-las em suas organizações representativas na formulação de políticas e decisões para enfrentar esses desafios.


Mais notícias


OAB Piauí realiza campanha de doação de brinquedos em alu
Data/Hora: 11/10/2019 17:20:00
“Prerrogativas Itinerante” percorrerá cidade de Campo M
Data/Hora: 11/10/2019 16:58:56
Presidente da Comissão de Direito das Famílias e Sucessõe
Data/Hora: 11/10/2019 15:45:16
OAB Piauí integra mesa de honra durante solenidade no Palá
Data/Hora: 11/10/2019 11:12:20
OAB recebe I Encontro Piauiense da Associação Nacional da
Data/Hora: 10/10/2019 18:49:35
Leia todas as notícias

Dúvidas? Fale com a OAB-PI.

    OAB - Seccional Piauí
    Rua Governador Tibério Nunes - S/N Cabral | Teresina-PI

    Fale com a OAB