Advocacia de Oeiras recebe treinamento de PJe

  Data e Hora: 20/03/2018 15:03:24

A Justiça está implantando, de maneira gradativa, o Processo Judicial eletrônico (PJe) em todas as suas instâncias, visando, principalmente, garantir celeridade ao andamento dos processos. Por esse motivo, a OAB-PI em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI) promoveu um treinamento na Subseção de Oeiras, no sul do Piauí, para auxiliar os profissionais da advocacia na utilização dos sistemas INSS Digital, Escritório Digital, Processo Judicial eletrônico (PJe) e Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU).

O treinamento reuniu os advogados e foi ministrado pelo coordenador e pelo presidente da Subcomissão de Informática da OAB/Parnaíba, Robson Aragão. “O PJe, o Escritório Digital e SEEU são três sistemas que precisam de uma certa configuração não só no computador como também um preparo dos arquivos para o advogado. Não dá mais para viver sem o processo eletrônico. O processo hoje começa sem papel e termina sem papel, e o principal sistema é o PJe, que atualmente é o que os colegas estão tendo mais dificuldade por conta do preparo da máquina. É nesse sentido que tentamos auxiliar”, comentou Robson Aragão.

O vice-presidente da OAB-PI, Lucas Villa, esclareceu que ao tempo em que a tecnologia veio para contribuir, o desafio para a classe está na busca pelo conhecimento técnico a fim da utilização dos sistemas. “O curso possibilita esclarecer as principais dúvidas dos sistemas, que fazem parte do cotidiano atual dos profissionais”, afirmou.

Também esteve presente no curso o presidente da CAAPI, Rafael Orsano, que destacou o projeto de interiorização das comissões pelo Estado. “O treinamento faz parte da ação de interiorização das ações das Comissões da OAB. É notória a participação da advocacia e até de profissionais de outras carreiras jurídicas e acadêmicos de Direito”, ressaltou.

“Com a implantação dos sistemas digitais dos tribunais, a necessidade de conhecimento desses programas é de grande relevância. É uma ferramenta sem a qual, não é possível atuar na advocacia. A realização dos cursos vem contribuir com a necessidade desse conhecimento técnico no exercício profissional”, destacou a presidente da Subseção de Oeiras, Sânia Mesquita.

A ação faz parte do Projeto “Comissões Itinerante”. A comitiva da OAB-PI visitou, ainda, as Salas dos Advogados e a Penitenciária Regional de Oeiras. Durante toda a tarde, os advogados estarão reunidos com dirigentes da Subseção, para listar as principais dificuldades, e, em seguida, com a Subcomissões. As reuniões acontecerão no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município.


Mais notícias


Instituições se reúnem em defesa das pessoas com autismo
Data/Hora: 19/09/2019 20:01:10
OAB Piauí doa alimentos não perecíveis para APAE e AMA
Data/Hora: 19/09/2019 19:53:37
Palestra da Comissão de Direito Sistêmico debate “um nov
Data/Hora: 19/09/2019 18:52:32
Comissão articula ações para promover audiência pública
Data/Hora: 19/09/2019 17:56:41
OAB Piauí participa do Seminário “Cannabis Medicinal- Di
Data/Hora: 19/09/2019 17:38:40
Leia todas as notícias

Dúvidas? Fale com a OAB-PI.

    OAB - Seccional Piauí
    Rua Governador Tibério Nunes - S/N Cabral | Teresina-PI

    Fale com a OAB