OAB-PI sedia curso de Direito e Gênero com Delegadas do Piauí e Maranhão

Data e Hora: 23/01/2018 16:01:27

A Secretaria de Segurança Pública iniciou, na manhã desta terça-feira (23), o Curso de Extensão de Direito e Gênero na Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-Piauí), coordenado pela professora Ana Lúcia Sabadell, da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-doutora na Universidade Politécnica de Atenas (Grécia).

A abertura solene contou com a presença da Vice-Governadora do Estado, Margarete Coelho; o Secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu; a Diretora de Gestão Interna da SSP, Delegada Eugênia Villa; o Delegado Geral, Riedel Batista; o Presidente da OAB/PI, Chico Lucas; o Vice-Presidente, Lucas Villa, e a Coordenadora Estadual de Políticas para Mulheres, Aldaci Regina.

A professora Ana Lúcia Sabadell, enfatiza que a nossa sociedade é extremamente machista, que ao nascermos nesse modelo de sociedade perdemos o poder de avaliar a profundidade desse machismo. “Fazer leis de cima para baixo, estabelecendo que violência contra mulher e feminicídio é crime, sem sensibilizar os operadores do direito, torna muito difícil perceber essa violência. É muito importante essas formações para sensibilizar esse operador para a complexidade do machismo. Vejo que Brasil está no caminho certo, se dedicando a enfrentar essa violência, com erros e acertos, no tratamento jurídico da questão, porém há algo que o Direito não pode fazer, que é educar a sociedade”, destaca Ana Lúcia Sabadell.

Chico Lucas parabenizou a realização do Curso na perspectiva de Gênero, como uma ferramenta de sensibilização dos operadores do Direito. “Precisamos sensibilizar e capacitar Delegados e Delegadas, agentes, policiais e também os Advogados, Magistrados e Juízes no recebimento dessa pessoa que sofre essa violência. Somos sempre parceiros da Secretaria e parabenizo a iniciativa, onde o Estado está sempre na vanguarda do enfrentamento a essa violência contra a mulher”, destaca o presidente da OAB-PI.

O Curso de Direito e Gênero continua até a próxima sexta-feira (26), na Sala 01 da ESA-Piauí, de 14h às 18h, e ainda terá aulas da Prof.ª Doutoranda em Direito Lívia Meire Lima Paiva, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) nas disciplinas de Gênero e Direitos Humanos e do Professor Dimitri Dimoulis – Pós-doutor pela Universidade Saarland (Alemanha) da Escola de Direito de São Paulo da FGV.

*Com informação da Secretaria de Segurança do Piauí