OAB-PI debate Direitos Humanos e Ativismo em Roda de Conversa

  Data e Hora: 12/12/2017 08:12:32

Nesta terça-feira (12), a Comissão de Apoio à Vítima de Violência (CAVV) e a Comissão da Mulher Advogada (CMA) da OAB-PI integraram a terceira Roda de Conversa da Campanha 16 Dias de Ativismo - Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e as Meninas, no Centro Espírita Fabiano de Cristo, envolvendo homens e mulheres na discussão acerca da violência contra a mulher.

Para a presidente da CVVA, Alba Vilanova, “comprometer-se com a luta pela erradicação da violência contra as mulheres e contribuir para a desconstrução do machismo e masculinidade tóxica é uma responsabilidade social com a qual toda a equipe da CAVV tem se dedicado integralmente. Para nós, é uma enorme satisfação estarmos realizando mais uma atividade de sucesso, principalmente, uma roda de conversa num ambiente espiritualista e cristão como o Centro Espírita Fabiano de Cristo”, declarou.

O encontro contou ainda com as explanações feitas pelas integrantes da CMA Mauriceia de Araújo e Adrimaria Moreira, pela membro da CAVV e psicóloga Marianne Aguiar e pela assistente social Rafaela Noleto que, dentre outros temas, falaram sobre “Relacionamento Abusivo e Feminicídio”, “A Violência Obstétrica e Direitos Humanos” e “A Mobilização dos Homens pelo Fim da violência contra a Mulher”.

Entenda a campanha

Em 1991, 23 mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership - CWGL), lançaram a Campanha dos 16 dias de ativismo com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.

As participantes escolheram um período de significativas datas históricas, marcos de luta das mulheres, iniciando a abertura da Campanha no dia 25 de novembro - declarado pelo I Encontro Feminista da América Latina e Caribe (em 1981) como o Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres - e finalizando no dia 10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos. Desse modo, a Campanha vincula a denúncia e a luta pela não violência contra as mulheres e a defesa dos direitos humanos. Hoje, cerca de 130 países desenvolvem esta Campanha, conclamando a sociedade e seus governos a tomarem atitude frente à violação dos direitos humanos das mulheres.


Mais notícias


OAB Piauí presta esclarecimentos jurídicos na 26ª ediçã
Data/Hora: 11/11/2019 16:07:58
Curso de Aperfeiçoamento Seletivos de Pós-Graduação Stri
Data/Hora: 11/11/2019 12:50:37
Inscrições abertas para o “Debate e Argumentação Foren
Data/Hora: 11/11/2019 11:02:30
Comissão de Apoio à Vítima de Violência integra VII Marc
Data/Hora: 11/11/2019 10:02:55
OAB Piauí e PROMAD: uma parceria com inúmeros benefícios
Data/Hora: 11/11/2019 08:03:25
Leia todas as notícias

Dúvidas? Fale com a OAB-PI.

    OAB - Seccional Piauí
    Rua Governador Tibério Nunes - S/N Cabral | Teresina-PI

    Fale com a OAB