Livro sobre Esperança Garcia é lançado em São Paulo

Data e Hora: 29/11/2017 12:11:25

A Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil da OAB-PI, presidida pela advogada Maria Sueli Rodrigues, lançou na última segunda-feira (27) o livro “Dossiê Esperança Garcia – Símbolo de Resistência na Luta pelo Direito”. O lançamento foi realizado pelo presidente nacional da OAB, Cláudio Lamachia, durante a XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasil, que acontece em São Paulo-SP.

O Dossiê é o registro do estudo feito para fundamentar a solicitação de reconhecimento de Esperança Garcia como advogada ao Conselho da OAB-PI e apresenta duas abordagens, jurídica e historiográfica. Na primeira são apresentados os fundamentos jurídicos do pedido, com o levantamento da legislação da época para compreender a carta de Esperança Garcia como uma petição e a atuação dela como advogada. Na outra os historiadores apresentam uma narrativa sobre o contexto vivido por Esperança Garcia a partir de documentos e bibliografias de 1770, quando a carta foi escrita.

“As duas informações são importantes, porque vão além da funcionalidade de fundamentação do pedido. Essas informações colaboram com o processo educativo do povo piauiense, inclusive para reler sua própria história, identificando nas pessoas negras que foram escravizadas não apenas o sofrimento da escravidão, mas a força da luta, para animar a luta do presente no enfrentamento ao racismo”, afirmou Maria Sueli Rodrigues.

Sobre Esperança Garcia

Esperança Garcia foi uma mulher escravizada que viveu na região de Oeiras, na fazenda de Algodões, cerca de 300 km de Teresina. Sua história se destaca por sua coragem em ter denunciado os maus tratos sofridos por ela, suas companheiras e filhos, por meio de uma carta ao governador da Capitania de São José do Piauí, Gonçalo Lourenço Botelho de Castro. A petição é datada de 06 de setembro de 1770. Ela recebeu o título simbólico de primeira mulher advogada do Piauí em julho deste ano, concedido pelo Conselho Seccional da OAB-PI.