Seccional constata problemas na Comarca de Luís Correia

  Data e Hora: 27/11/2017 21:11:02

Na última sexta-feira (24), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Chico Lucas, visitou o Fórum da Comarca de Luís Correia, litoral do Estado, para conversar com advogados, magistrados e servidores e identificar as principais dificuldade no exercício da atividade profissional. Na ocasião, os representantes da OAB-PI foram recebidos pelo juiz titular da Comarca Willmann Izac Ramos Santos.

De acordo com o magistrado, a Comarca não possui recurso humano adequado e o Processo Judicial eletrônico (PJe) representa uma nova dificuldade, pois os servidores não estão preparados para atuar com o sistema. Segundo ele, existe dão entrada cerca de 120 processos por mês e que a realização de audiências de custódia, que começou há dois anos, auxiliou no andamento processual. O juiz Willmann Izac Santos solicitou que a Subseção disponibilize um servidor para fazer o atendimento aos advogados.  

“Neste ano vamos bater a meta (do CNJ) só que com uma pontuação pequena e pela queda na demanda no judiciário por causa do PJe. Uma parcela dessa morosidade está ligada ao sistema, os computadores estão sucateados, não temos no fórum uma pessoa para fazer a limpeza do prédio, tiramos do nosso bolso. Além de uma série de coisas na infraestrutura, falta reciclagem e curso de formação dos servidores, e essas coisas dificultam bastante a prestação de serviço”, comentou o magistrado, afirmando que sempre orienta os servidores a tratarem os advogados e jurisdicionados com dignidade e educação.

O servidor João Alves da Silva, secretário do Fórum, solicitou a Seccional que os advogados passem a utilizar o Escritório Digital, o que, para ele, melhoraria o atendimento e o andamento processual. “Assim não vamos trabalhar mais com papel. E muitos advogados nem sabem o que é a ferramenta do Escritório Digital. Já cheguei ao ponto de ter uma estante de 500 peças para digitalizar”, disse.

O presidente da OAB-PI solicitou que a secretaria funcione até as 14 horas, uma vez que os advogados têm reclamado junto à Seccional que quando procuram atendimento nesse horário a secretaria já está fechada. Chico Lucas se colocou à disposição para estabelecer uma parceria com a Comarca na busca de solução aos problemas.

“Estamos aqui para ter esse diálogo franco e vou agradecer, magistrado, o seu gesto de reconhecer os problemas. Os advogados não reclamam do tratamento, mas se ressentem dos gargalos da secretaria, do andamento dos processos e do atendimento. Sabemos da falta de estrutura, mas o que pedimos é que os servidores otimizem os trabalhos, especialmente em relação aos horários de atendimento. A ideia é encontrar uma solução para que a gente possa ter essa prestação jurisdicional boa”, finalizou Chico Lucas.

Também estiveram presentes: o diretor tesoureiro da OAB, Lucimar Santos Filho; o presidente da Subseção da OAB/Parnaíba, José Lima; o vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí, Alexandre Lopes Filho; o conselheiro seccional Diogo Caldas, além de outros representantes da advocacia local.


Mais notícias


Diretor-Tesoureiro da OAB Piauí integra II Colégio dos Dir
Data/Hora: 21/08/2019 20:38:29
Presidente da CDDPD da OAB Piauí é relator de parecer sobr
Data/Hora: 21/08/2019 19:00:56
Posse da nova diretoria da APMT
Data/Hora: 21/08/2019 18:09:53
OAB Piauí participa de solenidade em homenagem ao Corpo de
Data/Hora: 21/08/2019 17:29:46
Vice-Presidente da OAB Piauí participa de reunião no Conse
Data/Hora: 21/08/2019 17:26:46
Leia todas as notícias

Dúvidas? Fale com a OAB-PI.

    OAB - Seccional Piauí
    Rua Governador Tibério Nunes - S/N Cabral | Teresina-PI

    Fale com a OAB