OAB-PI inaugura Sala dos Advogados na Central de Flagrantes de Parnaíba

Data e Hora: 27/11/2017 21:11:02

Nessa sexta-feira (24), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, inaugurou a Sala dos Advogados “Luiz Gonzaga Rodrigues da Costa” (in memoriam) na Central de Flagrantes de Parnaíba. O amplo espaço foi cedido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado e equipado pela OAB-PI com mesa e cadeira para atendimento, computador e impressora com scanner, para que a advocacia local possa atender seus constituintes e consultar processos de maneira rápida.

O advogado Pio Rodrigues, irmão do homenageado, falou sobre a trajetória profissional de Luiz Gonzaga, que começou a advogar aos 48 anos de idade, após exercer a função de delegado. Segundo Pio, Luiz Gonzaga atuou como advogado dativo e muitas vezes como pro bono, inclusive no Tribunal do Júri, em várias Comarcas. Foi eleito duas vezes tesoureiro da OAB/Subseção de Parnaíba (biênio 89/90 e triênio 98/00) e, por força de intervenção decretada, foi nomeado Presidente desta Subseção no dia 09.08.1991 para exercer mandato provisório com a missão de realizar, no mês seguinte, a eleição para a nova Diretoria.

O delegado regional da Central de Flagrantes, Eduardo Ferreira, demonstrou sua satisfação ao inaugurar a Sala da OAB no local e ressaltou que as delegacias são uma extensão do escritório do advogado e que estes devem se sentir em casa sempre que estiverem em alguma repartição da Segurança Pública. “Não vamos deixar que qualquer conflito traga algum arranhão para as instituições, para os delegados de polícia e para a segurança pública. A nossa finalidade é a mesma, prestar segurança pública e vocês a garantia do direito dos constituintes. As instituições devem andar irmanadas”, frisou.

O presidente da Subseção da OAB/Parnaíba, José Lima, afirmou que a sala era uma antiga reivindicação dos advogados que militam na área criminal e que a inauguração de um espaço digno para que os profissionais da advocacia possam atender seus constituintes é de grande relevância para toda a sociedade.

“Precisamos reforçar a nossa satisfação de estar aqui de novo na cidade de Parnaíba para entregar essa sala espaçosa, que foi cedida pela Secretaria de Segurança Pública, que atende as demandas da advocacia e que oferecerá condições dignas para que o advogado possa conversar com seus clientes com toda a estrutura necessária”, finalizou o presidente da OAB-PI, Chico Lucas.