Advogados de Piripiri e Parnaíba são treinados para uso de sistemas

  Data e Hora: 27/11/2017 18:11:51

Nos dias 23 e 24 de novembro, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, em parceria com a Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-Piauí), promoveu treinamentos nas Subseção de Piripiri e Parnaíba, região Norte do Estado, para auxiliar os profissionais da advocacia na utilização dos sistemas INSS Digital, Escritório Digital, Processo Judicial eletrônico (PJe) e Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU).

Os treinamentos reuniram dezenas de advogados e foram ministrados pelo coordenador no Núcleo de Tecnologia da Informação da OAB-PI, Francisco Castro, pela coordenadora da Secretaria Geral da OAB-PI, Caroline Vieiros, e pelo presidente da Subcomissão de Informática da OAB/Parnaíba, Robson Aragão.

“O PJe, o Escritório Digital e SEEU são três sistemas que precisam de uma certa configuração não só no computador como também um preparo dos arquivos para o advogado. Não dá mais para viver sem o processo eletrônico. O processo hoje começa sem papel e termina sem papel, e o principal sistema é o PJe, que atualmente é o que os colegas estão tendo mais dificuldade por conta do preparo da máquina. É nesse sentido que vamos tentar auxiliar”, comentou Robson Aragão.

O presidente da OAB-PI, Chico Lucas, explicou aos advogados um pouco sobre a ferramenta INSS Digital, que segundo ele ainda é nova tanto para os servidores do INSS quanto para a advocacia e ainda está sendo desenvolvida e implementada. De acordo com Chico Lucas, com o sistema será possível solicitar todos os benefícios que não envolvam perícia, ou seja, que necessitem apenas de análise documental, como auxílio maternidade, auxílio reclusão, aposentadoria por idade e cópia de processo.

“O INSS percebeu que nos últimos anos vem perdendo o número de servidores. A maioria dos servidores do INSS estão se aposentando ou em vias de se aposentar. Por conta disso, as agências estão tendo dificuldade no atendimento. Então, o INSS começou a investir em tecnologia, firmando parceria com entidades como a OAB. A ideia é tirar a necessidade de deslocamento até as agências”, disse Chico Lucas, acrescentando que o Piauí é a quarta unidade da federação a implementar esse sistema.

Os treinamentos agora estão sendo realizados em Teresina, na sede da ESA-Piauí, nos seguintes dias e horários: segunda-feira (27), às 08h; terça-feira (28), às 14h; e quarta-feira (29), às 18h. As inscrições podem ser feitas no horário e local do evento e os participantes receberão certificado de 04 horas/aula. Outras informações: (86) 2107-5823.


Mais notícias


OAB Piauí e ANACRIM promoverão Audiência de Custódia no
Data/Hora: 18/11/2019 17:34:44
Inscrições abertas para o I Simpósio Municipal de Direito
Data/Hora: 18/11/2019 17:16:44
Comissão de Direito Desportivo participa de Audiência Púb
Data/Hora: 18/11/2019 12:56:39
Advogado Stanley Martins Frasão ministrará palestras nas S
Data/Hora: 18/11/2019 12:39:48
OAB Piauí realizará V Almoço em Família da Comissão de
Data/Hora: 18/11/2019 12:23:14
Leia todas as notícias

Dúvidas? Fale com a OAB-PI.

    OAB - Seccional Piauí
    Rua Governador Tibério Nunes - S/N Cabral | Teresina-PI

    Fale com a OAB