Comissão lança Manual de Apoio à Vítima de Violência Obstétrica

Data e Hora: 21/11/2017 20:11:57

Com o objetivo de colaborar na divulgação da Política Nacional de Atenção Obstétrica e Neonatal, a Comissão de Apoio à Vítima de Violência (CAVV)da OAB-PI lançou, na tarde desta terça-feira (21), o Manual de Apoio à Vítima de Violência Obstétrica, com o apoio da Comissão da Mulher Advogada e o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PI).

Entre os temas abordados no Manual estão os tipos e o plano de parto, os direitos da gestante e parturiente, onde e como denunciar a violência obstétrica e as diferenças entre erro médico e a violência obstétrica.

De acordo com a presidente da CAVV, Alba Vilanova, o material teve como fonte de pesquisa as orientações da Organização Mundial de Saúde, Conselho Federal de Medicina, Conselho Federal de Enfermagem, ONU Mulheres e outras organizações, movimentos e entidades que lutam pelo combate à violência obstétrica.

“O Manual foi um projeto muito honrado desde o início. Foi feito com muito amor, muito carinho de todos os envolvidos e traz uma proposta de acolher, de informar, em nenhum momento de causar uma animosidade ou algum atrito entre as classes envolvidas. É preciso informar as mulheres sobre seus direitos sexuais e reprodutivos para que elas possam ser protagonistas do exercício desses direitos”, frisou.