Marcha chama atenção para a humanização do parto acontece sábado (18)

Data e Hora: 14/11/2017 09:11:08

Com foco no alerta aos casos de violência obstétrica e aos altos índices de partos do tipo cesariana, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), com apoio da Comissão de Apoio à Vítima de Violência da OAB-PI e outras entidades, realizará, no próximo sábado (18), a V Marcha Pela Humanização do Parto. O evento começa às 16 horas, saindo da Ponte Estaiada até o Parque Potycabana.

Nesta edição, o evento terá como tema “Mulheres, exerçam seus direitos” e tem como objetivo chamar a atenção para a importância do parto natural, reduzir a violência obstétrica e colocar a mulher como protagonista e condutora do processo do parto.

Pela quinta vez sendo realizada em Teresina-PI, a marcha se tornou referência na defesa dos direitos da saúde da mulher no Estado do Piauí. A expectativa é de reunir mulheres, profissionais e gestores da saúde, representantes de associações de classe, acadêmicos de cursos da área de saúde, movimentos sociais, políticos e qualquer cidadão envolvido com a defesa do parto humanizado e com o SUS (Sistema Único de Saúde).

Por ano, no Brasil, a Organização Mundial da Saúde (OMS) registra o índice de 55% de cesarianas entre os partos realizados. O número alto, frente aos 15% recomendados pela Organização, acompanham também os casos de violência obstétrica relatados por mulheres que tem o direito ao atendimento humano, integral e de qualidade, desrespeitado. “O convite da organização da V Marcha de Humanização do Parto é para que toda a sociedade esteja engajada na defesa dos direitos da gestante”, convida a presidente da Comissão de Apoio à Vítima de Violência da OAB-PI, Alba Valéria Vilanova .

Além da OAB-PI, o evento tem apoio do Senatepi, Sesapi, Abenfo, Conselho Regional de Fisioterapia, ABEN, representantes das maternidades particulares e públicas, assistentes sociais e enfermeiros obstetras que se mobilizam e dividem as responsabilidades para a realização do ato.