I Cofforense discute computação forense e Direito na ESA-Piauí

  Data e Hora: 10/11/2017 14:11:23

Com o apoio da OAB-PI e da Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-Piauí), teve realização a I Conferência Café com Forense (Cofforense) nesta sexta-feira (10). O encontro aconteceu no auditório da ESA-Piauí e propiciou aos participantes conhecimento introdutório sobre a perícia computacional forense alinhado ao Direito Digital.

O presidente da Comissão de Direito Eletrônico da OAB-PI, Alan Carvalho, afirmou que o evento teve a proposta de capacitar os profissionais atuantes na área ou que nela pretendam ingressar. Além disso, as palestras debateram conhecimentos necessários para a análise de mídias em geral e recuperação de evidências, bem como a elaboração e análise de laudos periciais.

“Demonstramos como a computação forense pode auxiliar nos processos judiciais. Muitos profissionais de TI (Tecnologia da Informação) começaram a se interessar pela área, mas este trabalho só é possível em parceria com o judiciário”, analisou Alan Carvalho, que coordenou o painel sobre ‘O Advogado Digital e o Processo Forense’.

Segundo o perito forense Raimundo Neto, a computação forense é uma alternativa para o combate de crimes digitais através de novas técnicas, permitindo a descoberta dos mesmos e a punição dos criminosos cibernéticos. “É assim que os peritos forenses computacionais atuam: com o objetivo de determinar e provar dinâmica, autoria e materialidade de ilícitos computacionais”, explicou o perito que tratou sobre ‘A Perícia Computacional Forense como Instrumento Garantidor da Lisura do Processo Eleitoral: da Campanha a Posse’.

O evento contou ainda com as palestras do presidente da Associação de Peritos em Computação Forense (APECOF), Marcos Monteiro, que abordou “a comunicação forense para qualquer crime” e da perita criminal federal e professora da pós-graduação em Computação Forense do Instituto de Pós-Graduação professora Sara Lenharo.


Mais notícias


Diretor-Tesoureiro da OAB Piauí integra II Colégio dos Dir
Data/Hora: 21/08/2019 20:38:29
Presidente da CDDPD da OAB Piauí é relator de parecer sobr
Data/Hora: 21/08/2019 19:00:56
Posse da nova diretoria da APMT
Data/Hora: 21/08/2019 18:09:53
OAB Piauí participa de solenidade em homenagem ao Corpo de
Data/Hora: 21/08/2019 17:29:46
Vice-Presidente da OAB Piauí participa de reunião no Conse
Data/Hora: 21/08/2019 17:26:46
Leia todas as notícias

Dúvidas? Fale com a OAB-PI.

    OAB - Seccional Piauí
    Rua Governador Tibério Nunes - S/N Cabral | Teresina-PI

    Fale com a OAB