CEJA visita escritório durante Campanha de Valorização da Advocacia

Data e Hora: 10/11/2017 13:11:02

Conscientizar a advocacia sobre a existência do Piso Salarial do advogado empregado e as peculiaridades da relação do advogado associado. Com esse intuito, o Conselho Estadual do Jovem Advogado (CEJA) da OAB-PI visitou o escritório Fábio Veloso Advocacia, localizado em Teresina-PI, na tarde dessa quinta-feira (09). A ação faz parte da “Campanha de Valorização da Advocacia”.

De acordo com o presidente do CEJA, Pedro Costa, as visitas servem para conscientizar os sócios dos escritórios e os jovens advogados sobre a existência do piso salarial e as diferenças entre o advogado associado e o advogado empregado, além de diagnosticar as mais variadas relações entre os profissionais e os escritórios de advocacia.

“Estamos dando continuidade à política de conscientização sobre a contratação regular do advogado empregado e do advogado associado, assim como da necessidade de cumprimento do piso salarial do advogado empregado. Dessa forma, colhemos informações, passamos nossa mensagem e aproveitamos para conversar sobre os desafios dos advogados em início de carreira”, comentou Pedro Costa.

O Piso Salarial do Advogado, regulamentado pela Lei Estadual nº 6.255/2012, atualmente é de R$ 1.652,42 para jornada de 04 horas diárias ou 20 horas semanais, e de R$ 2.754,03 para jornadas de 08 horas diárias ou 40 horas semanais. Lívia Veríssimo, vice-presidente do CEJA, afirmou que esse ainda não é o valor ideal e que um dos próximos desafios do Conselho Jovem será buscar o reajuste.

Fábio Veloso, sócio do escritório, revelou que existe uma preocupação em seu escritório de remunerar dignamente os profissionais e reconheceu que o Piso Salarial é o mínimo que o advogado empregado pode receber, mas que o valor ainda está aquém da necessidade. “É necessário criar um ponto de equilíbrio, estabelecer critério justo e remunerar de forma digna os advogados”, disse.

Estiveram presentes à visita os conselheiros jovens: Lívia Veríssimo (vice-presidente), Germano Coelho (Secretário-Geral) e Daniel Leonardo Viana (Secretário-Geral Adjunto).