Instituições debatem segurança na Major César em reunião na CGJ

  Data e Hora: 06/10/2017 10:10:39

Em reunião com o corregedor-geral de Justiça, desembargador Ricardo Gentil, na manhã desta quinta-feira (5), a OAB-PI discutiu sobre o recente episódio do adolescente encontrado nas dependências da Penitenciária Major César Oliveira. O encontro reuniu representantes da Secretaria de Estado de Justiça (SEJUS), Ministério Público (MPE-PI), Tribunal de Justiça (TJ-PI), Defensoria Pública e da própria Penitenciária no gabinete da CGJ-PI.  

As instituições reunidas estabeleceram ações conjuntas a fim de intensificar a fiscalização e a segurança dentro do presídio, além das demandas alarmantes do sistema prisional no Piauí. “A reunião foi importante para que os órgãos presentes trocassem impressões sobre o que ocorreu e traçassem estratégias conjuntas para lidar com os problemas do sistema prisional piauiense, que são muitos e cada vez mais assustadores”, esclareceu o vice-presidente da OAB-PI, Lucas Villa.

Representando a OAB, registrou-se ainda a presença do conselheiro federal, Eduardo Faustino. Dentre as pautas discorridas, tratou-se sobre as regras que devem ser observadas para o acesso de crianças e adolescentes nas unidades prisionais no Piauí e a falta de segurança nas mesmas.

Após a reunião foi recomendado à SEJUS a alteração do provimento que regula a visitação de menores a presídios do Estado, pois, segundo o juiz Vidal de Freitas Filho, o mesmo está em desacordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Quanto ao apenado envolvido no episódio, providências estão sendo tomadas no âmbito da Vara de Execuções Penais.

Além disso, o corregedor-geral de Justiça apelou para que os órgãos continuem vigilantes e atuem de acordo com suas competências. “Esta é uma realidade que precisamos mudar. Trabalhamos em uma situação adversa, mas nós, autoridades do setor, precisamos fazer nossa parte. Deve haver colaboração entre os órgãos; devemos melhorar nosso diálogo e passar à ação”, conclamou Ricardo Gentil.

Entenda o caso

Um adolescente de 13 anos estava escondido em uma cela da Colônia Agrícola Major Cesar Oliveira, localizada no município de Altos, a 38 km de Teresina, norte do Piauí. De acordo com os agentes penitenciários, o menino foi localizado debaixo da cama de um detento no último sábado (30).

Conforme o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), a situação aconteceu após o horário de visitas, em que o menino teria ido com os pais visitar um dos presos da unidade.

O menino, que disse já ter dormido no presídio anteriormente, passou quase 16 horas dentro do local, que tem capacidade para 290 detentos, mas abriga 380.


Mais notícias


40 formandos de Direito do ICF vistam a Sede da OAB-PI
Data/Hora: 18/03/2019 19:01:43
Nota de Pesar - Francisco Machado Santana
Data/Hora: 18/03/2019 18:05:33
PROCON Municipal é inaugurado em Teresina
Data/Hora: 18/03/2019 17:45:25
Confira os locais de prova da 1ª Fase do XXVIII Exame de Or
Data/Hora: 16/03/2019 16:47:43
Painel fecha programação da Semana do Consumidor
Data/Hora: 15/03/2019 17:57:21
Leia todas as notícias

Dúvidas? Fale com a OAB-PI.

    OAB - Seccional Piauí
    Rua Governador Tibério Nunes - S/N Cabral | Teresina-PI

    Fale com a OAB