OAB promove ações educativas na Semana Nacional do Trânsito

Data e Hora: 20/09/2017 11:09:27

Em alusão à Semana Nacional de Trânsito, comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, a OAB-PI, por meio da Comissão de Direito do Trânsito, está promovendo ações educativas a fim de conscientizar o cidadão de sua responsabilidade para a segurança viária. As blitzen educativas estarão espalhadas em pontos estratégicos de circulação de pedestres, como shoppings, avenidas e postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF). No local serão prestados esclarecimentos sobre as leis de trânsito e distribuição de folders informativos.

A Semana Nacional do Trânsito foi criada com o objetivo da conscientização social quanto aos cuidados que os motoristas e pedestres devam ter no trânsito. “A OAB-PI soma forças com os demais órgãos ligados ao trânsito para chamar atenção quanto às atitudes que os condutores devem ter para um trânsito mais seguro. A campanha está sendo feita através de abordagens a pedestres e condutores, e principalmente motiva o respeito aos idosos e cadeirantes”, esclareceu o presidente da Comissão de Direito do Trânsito, Carlos Terto.

Em âmbito nacional, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como tema a ser trabalhado pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e pela comunidade “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, tema que acompanha a evolução das ações de campanha de educação de trânsito do Denatran de anos anteriores, e acompanha as ações da “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”.

As ações estão sendo desenvolvidas em parceria com a STRANS - Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, Polícia Rodoviária Federal, DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Sest/Senat e Companhia de Policiamento Independente de Trânsito (CIPTRAN).

A principal finalidade é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos como agentes de transformação.

Confira a programação:

Programação:

20/09, às 07h30 – Abordagem aos pedestres para que utilizem a faixa para a sua segurança

Local: Av. João XXIII próximo à Padaria Boa Hora

23/09, às 08h - Campanhas educativas para os condutores de veículos automotores