OAB-PI discute relatório sobre processos de improbidade em audiência

Data e Hora: 30/08/2017 11:08:53

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, integrou uma audiência na sede da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) do Piauí para debater o relatório sobre a situação dos processos de improbidade administrativa nas Comarcas do Estado. O evento aconteceu no gabinete do corregedor geral de justiça, desembargador Ricardo Gentil, na manhã desta terça-feira (29), e reuniu representantes da Regional 4 da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Grupo Força-Tarefa Popular.
O relatório apresentado durante a audiência faz parte das ações da Meta 4 estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre os presidentes ou representantes dos tribunais do país, reunidos em Brasília/DF, nos dias 5 e 6 de dezembro de 2016, durante o 10º Encontro Nacional do Poder Judiciário. A meta visa priorizar o julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa.
Segundo o relatório apresentado pelo corregedor geral de Justiça, até o último dia 31 de julho, mais de 62% da meta do CNJ foi atingida pelo TJ-PI. Ainda restam 4 meses para continuar o plano e estima-se que até lá pelo menos 80% da meta seja alcançada. Os dados estão disponíveis para consulta pública no site do tribunal.
O presidente da Comissão de Combate a Corrupção e a Impunidade da OAB-PI, Rozemberg Pierson, acredita que os avanços da meta 4 do CNJ tendem a melhorar. “A audiência foi proveitosa e harmônica, pois representou a parceria entre as instituições presentes. Da parte da OAB, como casa da cidadania, recebemos com muita satisfação os resultados alcançados até o momento, que representam o dobro comparado ao mesmo período de anos anteriores. Isto significa um avanço para o jurisdicionado, uma vez que nós piauienses temos o judiciário mais ineficiente do país”, afirmou Rozemberg.
Estiveram presentes ainda representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Comissão Pastoral da Terra (CPT), SINTE (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Piauí), Sindicato dos Urbanitários do Piauí e Servidores Públicos de São Braz/PI.