OAB-PI participa de solenidade do 118º aniversário do TCE-PI

  Data e Hora: 28/08/2017 14:08:02

Na manhã desta segunda-feira (28), a OAB-PI participou da solenidade festiva pelo aniversário de 118 anos do Tribunal de Contas do Estado do Piauí. Com a presença de autoridades locais, o evento aconteceu no auditório do TCE e homenageou 14 personalidades pelos serviços prestados à missão do controle externo e outras atividades com a entrega do Colar do Mérito do TCE-PI.

Compondo a mesa de honra do evento, o vice-presidente da OAB-PI, Lucas Villa, ressaltou a relevância do TCE-PI na melhoria da governança e no aumento da eficiência do gasto público. “A OAB parabeniza o TCE por este aniversário e por ser uma instituição tão importante para o controle das finanças públicas do nosso Estado. Parabeniza ainda esta solenidade tão bonita e os homenageados escolhidos, todas elas foram homenagens merecidas”, disse Lucas Villa.

Criado e instalado em 1893, no Governo de Coriolano de Carvalho e Silva, o TCE-PI é o mais antigo dos Tribunais de Contas dos Estados brasileiros. Foi extinto na Revolução de 1930 e recriado por força do decreto-lei nº 1.200, de 24 de maio de 1946, após o fim da Ditadura do Estado Novo, no 1º Governo de Getúlio Vargas.

Este ano, foram homenageados durante a solenidade o juiz Max Paulo Soares de Alcântara e a auditora de Controle Externo Lucieni Pereira da Silva, do Tribunal de Contas da União; o contador Joaquim Pio Mendes Vieira Neto, a empresária Cristina Maria Miranda de Sousa, o engenheiro Francisco Gerardo da Silva, ex-prefeito de Teresina; o procurador-geral de Justiça do Estado, Cleandro Moura, e a procuradora de Justiça Rosângela de Fátima Loureiro Mendes.

Também receberam o Colar do Mérito o desembargador Sebastião Ribeiro Martins, do Tribunal de Justiça do Estado; o deputado estadual Wilson Nunes Brandão, o médico Gilberto Albuquerque, o reitor da Universidade Federal do Piauí, José Arimatéia Dantas Lopes, e Patrício Piauiense Soares de Araújo, servidor do TCE-PI; o filósofo e teólogo Johannes Skorzak e o promotor de Justiça Rômulo Paulo Cordão.

A programação de aniversário do TCE-PI seguirá nesta terça-feira (29) com o curso de Gestão e Governança, ministrado por Cláudio Sarian, Daniel Luis e Leonardo Lapa e na quinta-feira (31) a palestra é “Análise de Conjuntura Nacional e Internacional”, com Eduardo Vera Cruz, a partir de 9h na Escola de Gestão e Controle.

 


Mais notícias


Em Regeneração, OAB Piauí alinha estratégias com a prefe
Data/Hora: 13/11/2019 18:06:49
Incentivo ao esporte piauiense é tema de reunião da Fundes
Data/Hora: 13/11/2019 16:13:35
Reunião aberta debaterá “Limites da Publicidade na Advoc
Data/Hora: 13/11/2019 16:08:44
Reunião debate a importância da inserção da mulher na po
Data/Hora: 13/11/2019 15:33:37
Comissão de Proteção e Defesa dos Animais acompanha resga
Data/Hora: 13/11/2019 12:15:39
Leia todas as notícias

Dúvidas? Fale com a OAB-PI.

    OAB - Seccional Piauí
    Rua Governador Tibério Nunes - S/N Cabral | Teresina-PI

    Fale com a OAB