Sociedade de Advogados é tema de Seminário da OAB-PI

Data e Hora: 25/08/2017 21:08:26

Histórico, cenário atual e vantagens para se unir em sociedade foram alguns do temas abordados durante o 1º Seminário de Sociedades de Advogados do Estado do Piauí, que aconteceu na tarde desta sexta-feira (25), no Auditório da OAB-PI. O presidente da Ordem, Chico Lucas, parabenizou a temática do evento.

“Precisamos debater e introduzir esse tema nas pautas desta Casa. Esse Seminário conta com as presenças de dois grandes baluartes do assunto e que possuem profundo conhecimento das relações e de como a evolução, desde as mudanças legislativas até as inovações teológicas, têm alterado o ambiente dos escritórios de advocacia”, destacou Chico Lucas.

O secretário geral da OAB-PI, Leonardo Carvalho, também presidente da Comissão Estadual de Sociedade dos Advogados, falou dos desafios da Comissão, ao tempo em que ressaltou a importância do evento para a advocacia piauiense.

“Hoje abrimos a Casa com dois temas importantes do dia a dia da sociedade dos advogados. Essa Comissão trará para o debate da OAB aquilo que, infelizmente, há muito tempo não tem acontecido, que é o viés da advocacia, por meio da ótica das sociedades dos advogados. Devemos profissionalizar essas sociedades, tratar de temas de gestão, de compliance, nos unir para lutar por bandeiras envolvendo tributação e conversar com os jovens advogados, dentre outros pontos”, afirmou Leonardo Carvalho.

“Relação Societária e Profissional na Sociedade de Advogados” foi o tema da primeira palestra ministrada pelo vice-presidente da Comissão Nacional de Sociedades de Advogados do Conselho Federal da OAB, Carlos José Santos da Silva (Cajé), que apresentou um breve histórico sobre a sociedade dos advogados.

O palestrante falou ainda da transformação da advocacia, que aconteceu na década de 90 durante a abertura da economia do país. “Oportunidade e mercado existe para todos”, frisou Cajé ao comentar sobre as vantagens de se unir em sociedade. Diferenças entre o advogado empregado e advogado associado também foi tema da palestra.

Já a segunda palestra foi proferida pelo advogado Igor Mauler Santiago, doutor em Direito Tributário pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), que abordou sobre “Reforma Tributária e Impacto nas Sociedades de Advogados”, frisando sobre a importância da participação da sociedade em geral nos temas referente ao assunto, em especial da participação efetiva da advocacia brasileira na luta por uma reforma ideal para a realidade do país.

Também participaram do Seminário, o membro da Comissão Nacional da Sociedade dos Advogados do CFOAB Rafael Neiva; o conselheiro federal pelo estado de Pernambuco, Silvio Pessoa; o presidente em exercício da OAB-PI, Lucas Villa; o diretor tesoureiro, Lucimar Santos; os conselheiros federais da OAB Cláudia Paranaguá, Eduarda Mourão e Celso Barros Neto; os conselheiros seccionais Antônio Carlos, Conceição Vasconcelos e Ana Carolina Fortes; e os membros honorários vitalícios da OAB-PI Sigifroi Moreno Filho e Álvaro Mota.