Paulo Vannuchi fala sobre Direitos Humanos na OAB-PI

Data e Hora: 18/08/2017 12:08:25

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, sediou, na tarde desta quinta-feira (17), uma palestra com o ex-ministro e membro da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA Paulo Vannuchi. O evento é uma realização da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da OAB-PI, Frente Brasil Popular e Coletivo Piauiense de Juristas pela Democracia.

“Estar no Piauí, fazendo um trabalho que fiz durante cinco anos como ministro no Governo Lula para mim é uma honra. A OAB é uma parceira histórica na luta pelos Direitos Humanos no Brasil. No período de ministro fizemos importantes parcerias no tema do Direito da Memória e Verdade da Ditadura, a homenagem à Lyda Monteiro, dentre tantas outras”, destacou o palestrante Paulo Vannuchi.

Vannuchi ressaltou ainda a importância da matéria de Direitos Humanos no Exame de Ordem. “A partir disso, o advogado que concluiu o curso recentemente passa a ter o entendimento sobre o que de fato é os Direitos Humanos. É preciso se ter o controle de constitucionalidade, bem como de convencionalidade”, frisou.

Coordenando a solenidade, o presidente da CDH, Marcelo Mascarenhas, parabenizou a presença do palestrante por sua experiência e embasamento sobre o assunto. "Paulo Vannuchi é uma referência institucional na área de Direitos Humanos. É um historiador militante no assunto abordado, que detém experiência institucional e pessoal para articular diversas iniciativas. O desafio hoje é fazer com que as pessoas compreendam a importância da luta dos Direito Humanos, bem como da necessidade do avanço da democracia nas conquistas sociais do povo brasileiro", finalizou.