Presidência Itinerante visita as Comarcas de Padre Marcos e Fronteiras

Data e Hora: 07/07/2017 17:07:42

Finalizando a etapa Sudeste do Estado, a Presidência Itinerante da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, percorreu nesta quinta-feira (06), as Comarcas de Padre Marcos e Fronteiras.

Composta por dirigentes, conselheiros e representantes das comissões da Ordem, a Comitiva visitou as instalações da Comarca de Padre Marcos, onde  detectou um ambiente completamente precário. O Fórum funciona em uma sede antiga, com estrutura comprometida, tornando o espaço insalubre para o servidores e magistrados. Na ocasião, foi informado pelos advogados da região que o Fórum já possui um projeto para a reforma.

Diante da ausência de uma Sala dos Advogados, o presidente da Seccional, Chico Lucas e os demais advogados solicitaram um espaço no Fórum para o funcionamento da Sala, durante reunião com o juiz titular da Vara Única Marcos Augusto Cavalcante, que também responde pela Comarca de Paranaíba.

O magistrado, entendo a necessidade do espaço para a classe, atendeu o pleito prontamente e cedeu o próprio gabinete para a advocacia. O presidente Chico Lucas parabenizou a iniciativa do juiz e informou que oficiará o pedido à presidência do Tribunal de Justiça para dar início à reforma e equipar a Sala.

Os advogados e servidores elogiaram a produtividade do magistrado titular, que apesar de acumular duas Comarcas, tem prestado um serviço célere no andamento dos processos.

Em Fronteiras, os representantes da Ordem foram recepcionados pela advocacia local, que também elogiaram a atuação o juiz titular João Emanuel. O advogados relataram ainda sobre o anseio da instalação de uma Sala dos Advogados no Fórum. Sobre isso, a Comitiva informou que também há um projeto no departamento de engenharia do Tribunal para uma futura reforma do Fórum, consequentemente um espaço para a Sala.

Durante reunião com a Comitiva, o juiz João Emanuel informou sobre a ausência de uma Defensoria Pública e de um promotor titular na Comarca, que segundo ele, compromete a prestação jurisdicional. A demora na expedição sobre a guia de execução, relatada pelos causídicos, também foi pauta da reunião.

Durante três dias, a ação conheceu as unidades judiciárias de Picos e região e ouviu os reclames por parte da advocacia, magistrados e servidores. Por meio do monitoramento e levantamento das informações, um relatório será criado e entregue ao TJ-PI, com o intuito de buscar soluções para o Poder Judiciário do Estado. Chico Lucas informou ainda que até o final do ano, todas as Comarcas do interior do Piauí serão visitadas pela Comitiva da Presidência Itinerante.