Presidência Itinerante inicia visitas às unidades judiciárias de Picos e região

Data e Hora: 05/07/2017 06:07:12

Verificando o funcionamento das instituições judiciárias do interior do Estado, a Comitiva da Presidência Itinerante da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, visitou na manhã desta terça-feira (04), a Comarca de Picos.

Acompanhado por diretores, conselheiros, representantes de comissões e advogados que militam na região, o presidente da OAB-PI, Chico Lucas ouviu as demandas por parte dos advogados que militam na Região, magistrados e servidores, que relataram a necessidade de estruturas mais adequadas para a realidade da Comarca.

Na oportunidade, a Comitiva conheceu as instalações das Varas do Fórum Central, Vara do Trabalho e Justiça Federal, onde foram recepcionados por juízes titulares e substitutos, que relataram a importância da ação da Ordem, bem como o valor aproximação entre as instituições.

Extinção de processos sem resolução de mérito, ausência de conciliadores, necessidade de mais uma Vara, estrutura física e de pessoal, bem como o relacionamento entre os operadores do Direito estiveram entre as pautas debatidas durantes as visitas.

Chico Lucas informou que a Ordem tem a intenção de unir forças com o Poder Judiciário, na busca de melhores condições para os que trabalham nas Comarcas, sobretudo para o aprimoramento da prestação jurisdicional no Estado do Piauí. “Com a Presidência Itinerante, queremos conhecer, de perto, os maiores gargalos enfrentados por aqueles que atuam nesses cenários e, com isso, criar relatórios com as informações levantadas, por meio de um monitoramento mais detalhado. Nosso próximo passo é nos reunirmos com a presidência do Tribunal para encontramos soluções mais viáveis para o interior do Piauí”.

O presidente da Subseção da OAB em Picos, Franck Bezerra avaliou como positiva a visita da Ordem à Comarca e destacou que a presença dos representantes da Seccional representa um apoio aos advogados da região. “Estamos felizes com a vinda da Comitiva, sobretudo por meio da Presidência Itinerante, que possui a natureza de conhecer, in loco, as instalações das unidades judiciárias, consequentemente as suas limitações”, informou.

A Comitiva percorrerá ainda as Comarcas de Paulistana, Jaicós, Padre Marcos e Fronteiras para ouvir os reclames da classe, com o intuito de buscar soluções junto aos órgãos competentes.

Também integram a ação o conselheiro federal, Celso Barros Neto; o vice-presidente da OAB-PI, Lucas Villa; o diretor tesoureiro, Lucimar Santos; os conselheiros seccionais Diogo Caldas, Moacir Pena, Leonidas Luz, Tiago Sanders, Auderi Martins e Herval Ribeiro; o membro do Tribunal de Ética Sérgio Angelim, a representante da Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados Sâmya Cavalcante e o representante do CEJA Emanuel Antunes.