CFOAB lançará campanha de valorização da advocacia previdenciária

Data e Hora: 29/06/2017 17:06:32

Na última terça-feira (27), a Comissão Nacional de Direito Previdenciário, presidida pelo advogado piauiense Chico Couto, apresentou a proposta da realização da Campanha de Valorização da Advocacia Previdenciária ao presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, em Brasília/DF. Já aprovada pelo presidente Lamachia, a campanha objetiva, em âmbito nacional, ressaltar o papel do advogado previdenciário como agente da cidadania.

Segundo o presidente da Comissão Nacional de Direito Previdenciário, Chico Couto, a importância da advocacia previdenciária necessita de maior valorização, uma vez em que o Brasil está num cenário de reformas e desigualdade social. “A campanha destacará a advocacia previdenciária como instrumento de transformação da sociedade. Atualmente, os profissionais da área têm sido verdadeiros agentes da cidadania na concretização dos direitos sociais previstos na Constituição Federal”, argumentou Chico Couto.

Ainda segundo o presidente da comissão nacional é no Sistema de Seguridade Social (Saúde, Assistência e Previdência) que se forma um conjunto integrado de ações para se alcançar o bem-estar e a justiça social da Ordem Social Brasileira e o direito Previdenciário se apresenta como importante ferramenta de concretização desses direitos.

A campanha englobará ações publicitárias que estenderá o debate não só aos advogados e às partes, mas também a sociedade em geral. “A campanha irá demonstrar os impactos da atuação do advogado na vida das pessoas, mesmo que de forma indireta. Será dividida em frentes, nas demandas que envolvem o INSS e o advogado e o segurado, nas demandas que envolvem os processos judicializados junto aos TRF’s de todo Brasil e ainda as demandas no STF que envolvam repercussão geral de matéria previdenciária”, esclareceu Chico Couto.

Estavam presentes a vice-presidente da Comissão Especial de Direito Previdenciário, Thais Maria Zuba, o conselheiro seccional da OAB-PI Kadmo Luz e o membro da Comissão Nacional de Sociedade de Advogados Rafael Neiva.