OAB-PI compõe mesa redonda sobre violência contra idoso

Data e Hora: 21/06/2017 11:06:54

A OAB-PI, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso (CDDI), integrou uma mesa redonda no Curso de Educação Continuada em Saúde do Idoso, realizado pela Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Piauí (LAGG-PI). O evento aconteceu na tarde desta terça-feira (20) no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e debateu sobre o combate à violência contra o idoso.

A presidente da CDDI, Jória Batista, explicou que o evento faz parte da agenda alusiva ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. Só no Brasil, existem quase 20 milhões de pessoas idosas. Isso representa 11% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Censo 2010. “No debate explanei as diferenças entre os tipos de violência, como maus tratos e negligência à pessoa idosa. Além de demonstrar as estatísticas de violência no Piauí e em Teresina”, disse a presidente da CDDI.

As projeções apontam, também, que em 40 anos o percentual de pessoas idosas deve triplicar no Brasil, aproximando-se de 29,7% da população. Segundo tais projeções, em 2050 haverá duas vezes mais idosos do que crianças na sociedade brasileira. “Para garantir o envelhecimento da população de forma saudável e tranquila, com dignidade, sem temor, opressão ou tristeza, precisamos trabalhar intensamente na prevenção da violência.  Eventos como esse preparam a sociedade com informações, materiais e recursos educacionais, de forma a assegurar um envelhecimento digno e saudável de todos”, finalizou.

Estiveram presentes ainda a vice-presidente da CDDI, Conceição Oliveira, a secretaria geral, Clélia Vilarinho, e a membro Conceição Moura.

- Números

Segundo informações do Disque Direitos Humanos – Disque 100 – a violência contra a pessoa idosa aumenta a cada dia no Brasil. Nos anos de 2014 e 2015 foram 137.469 denúncias via disque 100 em âmbito nacional. No Piauí durante o mesmo período, foram 2.445 casos. De modo geral, o tipo de violência que foi mais denunciado foi a negligência com 77% dos casos, seguidos de violência psicológica (50%), abuso financeiro (38%), violência física (26%) e outras.