A pedido da OAB, Câmara discute criação do Procon Municipal

  Data e Hora: 20/06/2017 14:06:15

A OAB-PI participou de uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Teresina que tratou da necessidade de criação do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) em Teresina-PI. A temática foi proposta pela Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor (CDDC), que há tempos discute a criação da instituição tendo em vista que é crescente as demandas/reclamações de consumidores na relação com fornecedores.

Atendendo ao pedido da OAB-PI, os vereadores Venâncio Cardoso, Gustavo Gaioso, Teresinha Medeiros, Enzo Samuel e Ítalo Barros propuseram a realização da audiência, que pontuou sobre a importância da proteção e da defesa ao consumidor na capital, por meio do incentivo da concretização do projeto em discussão.

O presidente da CDDC, Michel Saldanha, afirmou que a OAB visa contribuir para ampliar a rede de defesa dos consumidores em Teresina. “A prova de que a demanda consumerista é grave e necessita da atenção do poder público é que 80% das ações judiciais que estão em andamento nos juizados especiais da capital tratam de relações de consumo”, argumentou.

A fim de reduzir estes números, a OAB-PI já presta atendimento gratuito à população através do Núcleo de Apoio ao Consumidor, localizado no Espaço da Cidadania, Shopping Rio Poty. “O núcleo tem o propósito de esclarecer as situações em que o consumidor sinta-se com seus direitos lesados. A partir da identificação do caso, é possível buscar soluções administrativas, sem necessariamente o ingresso de ação judicial”, esclareceu Michel Saldanha.

Durante a audiência os representantes do poder público, instituições e sociedade civil debateram também sobre a possibilidade de o Órgão ser criado por Lei Municipal, que representará mais um serviço à população teresinense. Além de proteger o consumidor, a criação do PROCON municipal teria um viés educativo.

Registrou-se a presença do deputado estadual Luciano Nunes, de representantes da Defensoria Pública, da Coordenação Geral do PROCON e da sociedade civil.

 


Mais notícias


Subseção de Uruçuí leva demandas para a Presidência da
Data/Hora: 12/11/2019 09:59:28
OAB Piauí presta esclarecimentos jurídicos na 26ª ediçã
Data/Hora: 11/11/2019 16:07:58
Curso de Aperfeiçoamento Seletivos de Pós-Graduação Stri
Data/Hora: 11/11/2019 12:50:37
Inscrições abertas para o “Debate e Argumentação Foren
Data/Hora: 11/11/2019 11:02:30
Comissão de Apoio à Vítima de Violência integra VII Marc
Data/Hora: 11/11/2019 10:02:55
Leia todas as notícias

Dúvidas? Fale com a OAB-PI.

    OAB - Seccional Piauí
    Rua Governador Tibério Nunes - S/N Cabral | Teresina-PI

    Fale com a OAB