I Colóquio sobre Posvenção esclarece cuidados com as pessoas enlutadas

  Data e Hora: 09/06/2017 14:06:10

Na noite desta quinta-feira (08), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, sediou o Primeiro Colóquio sobre Posvenção ao Suicídio de Teresina, que debateu sobre os cuidados necessários com as pessoas enlutadas. O evento conta com o apoio do Núcleo de Prevenção ao Suicídio, por meio das Comissões de Promoção à Cidadania e de Apoio à Vítima de Violência da OAB-PI.

O psicólogo Carlos Henrique Aragão palestrou durante a realização do evento, apresentando alguns dados alarmantes sobre índices de suicídio e a quantidades de pessoas afetadas por cada uma delas. De acordo com os dados, quinze mil mortes ocorrem a cada ano por suicídio e cerca de cinquenta pessoas são afetadas por cada uma delas. 75% dos suicídios ocorrem em países de média ou baixa renda.

“Nós temos o dever de colocar o tema de prevenção, assim como o de posvenção ao suicídio na pauta da discussão social. Esse Colóquio especificamente sobre posvenção é de extrema importância, pois estamos trazendo um olhar mais aprofundado às pessoas enlutadas. Cuidar dessas pessoas também é uma forma de prevenção ao suicídio”, declarou o psicólogo.

A professora Leidinalva Soares contou sobre sua experiência, destacando detalhes durante o seu depoimento que falava sobre os seus passos diante da perda da sua filha. Depois do ocorrido, Leidinalva Soares falou do choque que sofreu, sobretudo o desespero que passou.

“Estou muito surpresa com a quantidade de pessoas que estão aqui acompanhando tais abordagens. Isso me leva a crer que estamos plantando uma semente e olhando de outro ângulo que são as pessoas enlutadas. Precisamos trabalhar esse tema também como uma forma de prevenção”, disso a organizadora do evento Leidinalva Soares.

A coordenadora do Núcleo de Prevenção ao Suicídio, Sabrina Araújo, falou da importância de eventos como esse para a difusão de informações sobre um tema considerado até então um tabu. “O Núcleo, por meio da Comissão de Promoção à Cidadania, vem trabalhando em ações voltadas para a propagação de informações sobre o suicídio e a forma como devemos abordá-lo. Esse primeiro colóquio demonstrou exatamente isso. Daremos continuidade aos trabalhos para que, de uma vez por todas, falar sobre o suicídio é o melhor caminho”, finalizou.

O Colóquio contou ainda a participação dos presentes, que dividiram suas experiências diante de perdas dos seus entes queridos.


Mais notícias


OAB Piauí presta esclarecimentos jurídicos na 26ª ediçã
Data/Hora: 11/11/2019 16:07:58
Curso de Aperfeiçoamento Seletivos de Pós-Graduação Stri
Data/Hora: 11/11/2019 12:50:37
Inscrições abertas para o “Debate e Argumentação Foren
Data/Hora: 11/11/2019 11:02:30
Comissão de Apoio à Vítima de Violência integra VII Marc
Data/Hora: 11/11/2019 10:02:55
OAB Piauí e PROMAD: uma parceria com inúmeros benefícios
Data/Hora: 11/11/2019 08:03:25
Leia todas as notícias

Dúvidas? Fale com a OAB-PI.

    OAB - Seccional Piauí
    Rua Governador Tibério Nunes - S/N Cabral | Teresina-PI

    Fale com a OAB